Brasil em Pauta: Diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, é a entrevistada deste domingo (21)
Programa vai abordar a importância e a aplicação dos recursos do programa Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal e também do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima
A temporada 2024 do programa Brasil em Pauta, do Canal Gov, está de volta e, neste domingo (21), a jornalista Caroline Blaudt entrevista a Diretora Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, responsável pela captação de recursos, contratações e monitoramento dos projetos e ações para combate ao desmatamento, conservação e uso sustentável da Amazônia Legal.
O Fundo Amazônia, criado na segunda gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008, é a maior e mais bem sucedida iniciativa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal do mundo. Além disso, contribui para o combate à crise ambiental, uma das prioridades do Governo Federal que, desde o início de 2023, tem implementado uma série de medidas para combater práticas contra o meio ambiente, como desmatamento sem autorização e garimpo ilegal.
O Brasil em Pauta vai abordar a importância e a aplicação dos recursos do programa Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal e também do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.
Na entrevista, Tereza Campello detalha as mais recentes ações lançadas pelo BNDES. Uma delas é o Amazônia na Escola: Comida Saudável e Sustentável. A outra é o Arco do Desmatamento, com investimento de R$1 bilhões para projetos de regeneração ecológica de grandes áreas desmatadas ou degradadas. “Queremos transformar o arco do desmatamento, região da floresta onde o desmatamento acontece, numa região de restauração. Estamos dizendo pro mundo que o Brasil mostrou que pode enfrentar o desmatamento. Já fizemos isso antes e retomamos agora no primeiro ano de governo Lula, mas ainda queremos fazer mais”, afirmou Tereza Campello.
A diretora socioambiental do banco público lembrou que, em 2023, uma das primeiras iniciativas do governo foi retomar as ações de combate ao desmatamento, e que já houve redução de 50%, de acordo com o monitoramento coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A meta é zerar essa taxa até 2030.
"Queremos reconstruir, restaurar a floresta para que tantos governo estaduais, o Governo Federal, atores que querem somar e a própria iniciativa privada se organize para isso", completou.
Durante a entrevista, a diretora socioambiental do BNDES adiantará uma novidade: “Vamos lançar ainda neste mês um projeto de enfrentamento à agenda de acesso à água para comunidades extrativistas”, disse.
Fundo Clima
Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Fundo Clima é administrado pelo BNDES, que atua como gestor na aplicação dos recursos reembolsáveis. Atualmente, o Fundo conta com uma carteira de mais de R$ 2 bilhões em crédito já contratado pelo BNDES.
Esta edição do Brasil em Pauta vai ao ar neste domingo (21/01), a partir das 20h30. Acompanhe pelo Canal Gov em sua televisão ou pelo YouTube da emissora:
Por: Agência Gov
Texto: Daniella Cambaúva
Edição: Luciana Melo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte