Caixa se reúne com representantes de movimentos rurais para discutir parcerias no campo
Evento tratou da retomada das obras habitacionais e políticas públicas destinadas aos produtores rurais
A Caixa representantes de movimentos sociais rurais participaram, nesta quinta- feira (25), de um encontro que marcou a retomada do relacionamento do banco com essas entidades e discutiu políticas públicas para a habitação rural, além de investimento de novas tecnologias no âmbito do Minha Casa, Minha Vida – Rural.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, destacou que o banco tem historicamente uma relação sólida com os movimentos sociais urbanos e que deseja fortalecer da mesma forma o relacionamento com os rurais. “Podemos construir juntos essa relação mais próxima. Vamos começar com um seminário para tratar do desenvolvimento da vida no campo. Debater temas como educação, sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico, criação de matrizes energéticas e construção de biodigestores”, afirmou.
Além do presidente, participaram da reunião a vice-presidente de Habitação, Ines Magalhães, a diretora de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Geral da Presidência da República, Izadora Brito, e membros das entidades Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Confederação Nacional dos Trabalhadores Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil), União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e o Movimento dos trabalhadores e trabalhadoras do Campo (MTC).
José Arnaldo Brito, representante da Contag, falou sobre a importância do encontro. “A gente precisa muito dessa proximidade de uma instituição tão importante como a CAIXA”, afirmou Brito. “A gente precisa fortalecer o trabalho social que é o antes, durante e o pós-entrega para discutir as questões ambientais e geração de renda tem um cunho social que é fundamental”, completou.
Adriano Ferreira, representante do MTC, trouxe à mesa a necessidade de inovação que o campo anseia para garantir a sucessão das gerações no meio rural. “Quando a gente pensar em moradia, tem que pensar em todo o ecossistema ao redor da casa. Nesse sentido, a gente vê a necessidade que os projetos socioambientais e habitacionais que a CAIXA vai apoiar tenham recursos para iniciativas como energias renováveis, biodigestores, fogões ecológicos e fossas agroecológicas. Pensar nessas ações, é pensar em integração de políticas”.
Sobre o Minha Casa, Minha Vida Rural
O MCMV Rural é um programa de produção e de melhoria de unidades habitacionais rurais, que utiliza recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
É uma linha de atendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, instituído pela Medida Provisória nº 1.162 de 14 de fevereiro de 2023.
Saiba mais sobre o programa e cadastramento de propostas na página do Ministério das Cidades .
Por: Caixa Econômica Federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte