Centro de Documentação (CEDOC) da Funarte está de volta e de sede nova
Atendimentos remotos para pesquisa e reprodução de acervos foram retomados
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) retomou, no início de 2024, os atendimentos remotos de pesquisa e reprodução do acervo do seu histórico Centro de Documentação (CEDOC). A relação dos itens pode ser consultada através do site da Funarte e as solicitações de pesquisa e reprodução podem ser feitas pelo e-mail da Biblioteca Edmundo Muniz, instância responsável pela disponibilização do acervo ao público. A expectativa é que o atendimento presencial seja também retomado ainda em 2024.
Fechado ao público desde o início da mudança de sede e com o edifício anterior interditado desde 2021, o acervo de mais de 2 milhões de itens, que conta parte da história das artes no Brasil e suas políticas públicas, encontra-se agora reaberto para consultas remotas e reproduções de conteúdo. A mudança foi concluída no final do ano passado, totalizando cerca de 3 toneladas, entre acervo e mobiliário, transportados da antiga sede na Rua São José, para a nova sede na Praça da República, ambas no Centro do Rio de Janeiro.
Sobre o Centro de Documentação (CEDOC) da Funarte
O Centro de Documentação há décadas reúne acervos artísticos e documentais públicos e privados, além do patrimônio remanescente de diversas instituições históricas de cultura no Brasil, hoje já extintas, como o antigo Serviço Nacional de Teatro (SNT); o Instituto (e posteriormente Fundação) Nacional de Artes Cênicas (Inacen/Fundacen); o Instituto Nacional de Fotografia (InFoto); o breve Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC), dentre outros que são referências de diversos períodos na história das políticas culturais no Brasil.
O conjunto amplo e diversificado em conteúdos, suportes e materiais, tais como livros, fotografias, cartazes, fonogramas e material audiovisual, foi acolhido e salvaguardado ao longo dos anos pela Funarte, especialmente a partir da criação do Centro de Documentação (CEDOC) da Funarte, um patrimônio da cultura brasileira e referência internacional.
Em 2022, o CEDOC recebeu da UNESCO a certificação no Programa Memória do Mundo - América Latina e Caribe (MoW-LAC), pelo arquivo do dramaturgo Oduvaldo Vianna (1892-1972) e, em 2023, a mesma certificação pelo arquivo do produtor e autor brasileiro Walter Pinto (1913-1994).
Serviço:
Retorno do atendimento remoto para pesquisa e reprodução de acervos do Centro de Documentação (CEDOC) da Funarte
Saiba mais sobre o acervo do CEDOC Funarte, neste link aqui
Solicitações de pesquisa e reproduções de acervos pelo e-mail: biblio.cedoc@funarte.gov.br
Outras informações: cedoc@funarte.gov.br
Por: Fundação Nacional de Artes (Funarte)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte