Social e Políticas Públicas

G20 e EBC disponibilizam boletins diários às emissoras de rádio do Brasil e do Mundo

Conteúdo em áudio com as principais notícias sobre a atuação do País no grupo de países pode ser baixado gratuitamente pelos sites do G20 e da Rede Nacional de Rádio

22/01/2024 12:57
G20 e EBC disponibilizam boletins diários às emissoras de rádio do Brasil e do Mundo
Foto: Acervo G20

 

O G20 e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) firmaram uma parceria inovadora para garantir que as principais informações sobre o andamento das políticas públicas cheguem a todo território nacional, por meio de boletins informativos diários que podem ser baixados e usados gratuitamente por qualquer emissora do Brasil e do mundo.

O primeiro resultado da parceria entre o G20 e a Rede Nacional de Rádio da EBC são os 13 boletins de rádio, disponibilizados nesta segunda-feira (22/01) em português, espanhol e inglês. Em áudio, o conteúdo pode ser utilizado pelas emissoras de rádio nacionais e internacionais. Para baixar, basta acessar os sites redenacionalderadio.ebc.com.br e g20.org.

Em entrevista ao Canal Gov, o presidente da EBC, Jean Lima, reforçou o compromisso de garantir acesso às informações para toda a população, em qualquer localidade do País, principalmente em áreas que têm acesso limitado à internet ou a outros meios de comunicação.

"O rádio ainda é um veículo muito utilizado no Brasil. Com ele, a gente alcança as populações ribeirinhas, por exemplo, na região amazônica. Então, com essa parceria da EBC com o G20, por meio da Rede Nacional de Rádio, a gente vai levar informação das reuniões e das decisões provenientes delas", afirmou Jean Lima.

Com duração de cerca de dois minutos, os boletins diários resumem o trabalho do fórum internacional, refletindo o compromisso do Governo Federal na retomada da relação diplomática com outros países e continentes para firmar parcerias, além de sua atuação na cooperação internacional para enfrentar desafios comuns a diversas nações, como a crise climática, as desigualdades, a fome e a miséria, por exemplo.

Em dezembro de 2023, o Brasil assumiu pela primeira vez a Presidência do grupo, que reúne as 19 principais economias mundiais e a União Europeia. Durante sua gestão, o Governo Federal vai criar duas forças-tarefa principais contando com apoio internacional: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima. 

"​​Nosso objetivo é trabalhar para que a sociedade esteja bem informada sobre políticas públicas, direitos e oportunidades. E o alcance da Rede Nacional de Rádio também contribui para manter a transparência e combater a desinformação", argumentou.

Na avaliação do presidente da EBC, é fundamental que a sociedade brasileira possa acompanhar e participar das ações debatidas no âmbito do G20, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Entre os conteúdos produzidos, Jean Lima destacou: "Quais são os planos econômicos, as políticas públicas e os direitos da população brasileira, impactada por meio dessas reuniões", completou.

Durante o mandato, o Brasil organizará mais de 100 reuniões de grupos de trabalho, realizadas tanto virtual como presencialmente, e cerca de 20 reuniões ministeriais. Entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024, acontecerá a Cúpula de Chefes de Governo e Estado, no Rio de Janeiro (RJ). As informações sobre essas agendas serão publicadas nas plataformas do G20, e os boletins também serão disponibilizados pela Rede Nacional de Rádio da EBC.

A produção é da equipe de comunicação do G20 da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Para acessar os boletins do G20, clique aqui.

Por: Agência Gov

Texto: Daniella Cambaúva

Edição: Ailane Silva

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte