Governo Federal reforça apoio ao Rio de Janeiro após fortes chuvas
Nesta segunda-feira, MIDR reconheceu situação de emergência das cidades do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João do Meriti
O Governo Federal está dando todo o apoio às cidades do Rio de Janeiro atingidas nos últimos dias por fortes chuvas e alagamentos. Nesta terça-feira (16), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estará no estado, onde visitará áreas afetadas e se reunirá com representantes do governo fluminense e das prefeituras de cidades atingidas.
“Conforme determinação do presidente Lula, estaremos nesta terça-feira no Rio de Janeiro para dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos pelas fortes chuvas. Faremos reuniões técnicas detalhadas, visando uma abordagem mais aprofundada e eficaz”, destaca Waldez Góes. “Já reconhecemos, de forma sumária, a situação de emergência em quatro cidades e faremos todo o possível para que os recursos para atendimento à população sejam liberados o quanto antes”, completou.
Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência nas cidades do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João do Meriti. A medida é necessária para que os municípios solicitem recursos federais para assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas e moradias destruídas ou danificadas pelo desastre.
Também nesta segunda-feira, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MIDR, Wolnei Wolff, desembarcou na cidade do Rio de Janeiro. O gestor coordenará no local as medidas de apoio às defesas civis estadual e municipal, de acordo com as solicitações de ajuda humanitária que estão sendo apresentadas pelos municípios fluminenses. Wolff também se reunirá com o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, com objetivo de dar mais agilidade às ações federais.
Monitoramento prévio
Desde os primeiros registros do desastre, o MIDR, juntamente com a Defesa Civil Nacional, monitora as operações no estado. "Estou em contato com o prefeito Eduardo Paes e coloquei a Defesa Civil Nacional à disposição para agirmos com rapidez. A população do Rio de Janeiro não ficará sem assistência. Trabalhamos durante todo o fim de semana para reconhecer sumariamente a situação de emergência e, assim, vamos poder seguir com o processo de liberação de recursos para as ações de defesa civil", afirma Waldez Góes.
O ministro destaca, ainda, que a atuação do MIDR começou na etapa de preparação, com alertas e reuniões conjuntas para nivelamento de informações e estratégias com as Defesas Civis de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Por: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte