Grupo de trabalho que discute riscos do mercúrio à saúde realiza primeira reunião
Fórum institucional do Ministério da Saúde trabalha para elaborar plano de enfrentamento e de atenção integral à saúde da população exposta ao mercúrio
O Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho para elaboração do Plano Estratégico para Medidas de Atenção, Vigilância e Promoção Integral à Saúde das Populações Expostas e Potencialmente Expostas ao Mercúrio (GT-Mercúrio), abordando questões relacionadas aos riscos à saúde relativos à exposição do mercúrio, bem como os eixos de atuação das diferentes áreas técnicas e setores envolvidos para o enfrentamento a ser contemplado no Plano.
O Plano Estratégico será voltado para o estabelecimento de ações e estratégias de vigilância, promoção e atenção integral à saúde da população exposta ao mercúrio, principalmente, mas não exclusivamente, os grupos populacionais mais vulneráveis que residem em áreas de mineração, como as populações indígenas e tradicionais, e a população trabalhadora que atua no processo produtivo do ouro de maneira artesanal.
Durante a reunião, a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Agnes Soares da Silva, destacou que a elaboração do Plano em âmbito nacional está em consonância com compromissos sobre mercúrio firmados pelo Brasil na Convenção de Minamata.
Essa primeira reunião foi realizada na terça-feira (23/01). Para estabelecimento das ações e para a elaboração do Plano, o GT vai se reunir bimestralmente, conforme cronograma pactuado na ocasião.
Por: Ministério da Saúde (MS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte