Grupo de Trabalho Interministerial discute políticas digitais antirracistas
Consulta pública para construção do Plano de Comunicação Antirracista na Administração Pública está aberta até o dia 20 de janeiro
O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Comunicação Antirracista, do Governo Federal, reuniu-se, nesta quinta-feira (11), para dar continuidade às discussões que vão culminar na elaboração do Plano de Comunicação Antirracista na Administração Pública. O principal tema debatido foi a existência de políticas de combate ao racismo no ambiente digital.
Durante a reunião, também foi apresentado o relatório Racismo na Internet : evidências para formulação de políticas digitais , elaborado a partir da realização de um webinário promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
“É essencial nós pensarmos em políticas digitais na comunicação pública, governamental e institucional. Além disso, as redes sociais atualmente desempenham um papel muito importante na nossa sociedade e é inevitável pensar que o racismo ocorre também na internet. Ele precisa ser enfrentado por toda a sociedade”, disse o coordenador de Políticas de Proteção de Direitos na Rede, Gustavo Souza.
A coordenadora de Políticas de Promoção da Diversidade e Pluralismo, Ane Silva, destacou que “o Governo Federal não está só preocupado na questão externa em relação às redes sociais, plataformas digitais, mas também internamente, então a partir das discussões feitas hoje nós também vamos reforçar nosso olhar interno em nossos canais digitais”.
A participação da sociedade civil na construção das recomendações do GTI também é considerada fundamental. Por isso, a consulta pública para a construção do Plano está aberta até o dia 20 de janeiro. Para participar acesse aqui .
Além da consulta, especialistas e integrantes de movimentos sociais que discutem políticas de comunicação e combate ao racismo serão convidados a participar de reuniões do GTI.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte