Inmetro tem projeto selecionado no Programa Rota 2030
Plano propõe a criação de um sistema de conectividade veicular, com foco na redução das emissões de carbono do setor de transporte rodoviário
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Divisão de Metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Dmtic), aprovou um projeto com recursos financeiros do Programa Rota 2030, denominado "Descarbonize.ai: Sistema Integrado para Análise, Monetização e Descarbonização do Tráfego Veicular".
A equipe da instituição é integrada pelos servidores do laboratório de Informática (Lainf), Rodrigo Pereira David, Wilson Souza de Mello Junior e João Alfredo Cal Braz. O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, comentou a importância da aprovação do projeto. “Entre as atribuições do Inmetro está a de alavancar a indústria em setores da economia que são estratégicas para o governo e para a sociedade. E a questão sustentável, a busca por tecnologias verdes, é urgente. Esse projeto comtempla esse objetivo. Parabéns à equipe técnica envolvida, nos enche de orgulho”, disse.
Sobre o projeto
Desenvolvido em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte e Pernambuco (UFRN e UFPE), e com as empresas Embeddo Computação Aplicada, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWTB), Peugeot Citroen Do Brasil, e FCA Fiat Chrysler, o projeto propõe a criação de um sistema de conectividade veicular, com foco na redução das emissões de carbono do setor de transporte rodoviário, alinhado às metas de descarbonização que vêm sendo adotadas mundialmente.
A solução abrange a utilização de tecnologias disruptivas como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Blockchain para a viabilizar a geração de um ambiente sustentável que promova a transição para uma frota veicular com maior eficiência energética e menor emissão de gases. Neste contexto, motoristas, gestores de frota, montadoras e corporações e em geral são incentivadas a adotarem iniciativas ecologicamente responsáveis.
Considerado uma reedição do Inovar-Auto (que vigorou de 2013 a 2017), o programa Rota 2030 atua em áreas essenciais para o desenvolvimento de tecnologias dos veículos, e aprimoramento da indústria e da gestão.
Nessa etapa, serão aportados R$ 18 milhões em projetos colaborativos entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas da cadeia automotiva e de tecnologia, a fim de gerar soluções de impacto e abrangência.
Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte