MDA lança programa de integridade institucional
A iniciativa visa reforçar os valores, os princípios e as condutas esperadas dos agentes em exercício no Ministério
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) anunciou, nesta quinta-feira (18/01), a criação do Programa Cultivando Integridade e o Comitê de Integridade. As iniciativas foram publicadas no Diário Oficial da União, por meio da Portaria MDA nº 1 , de 12 de janeiro de 2024.
O Programa Cultivando Integridade tem como finalidade promover a prevenção, a detecção, a remediação e a punição de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta no âmbito institucional, em favor da construção de ambientes de trabalhos saudáveis a todas as pessoas, com respeito ao trabalho digno, à diversidade e à sustentabilidade .
O Comitê de Integridade é composto por representantes da Assessoria Especial de Controle Interno, Comissão de Ética, Corregedoria, Ouvidoria e Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração e será responsável por propor e efetivar as a ções de integridade no âmbito do M inistério , por meio de plano s d e atividades conjunt o s .
Em vídeo institucional divulgado internamente, o Ministro Paulo Teixeira destacou a relevância da s iniciativa s e a perspectiva de que o M DA seja um canteiro onde se cultive integridade.
A chefe da Assessoria Especial de Controle Interno e coordenadora do Comitê de Integridade, Tatiana Freitas de Oliveira, assinala que é de suma importância que a integridade esteja diretamente relacionada com as políticas públicas executadas pelo MDA , reforçando nossos compromissos com a ética, com a transparência , com o interesse público e com a relação de confiança com a sociedade .
Em breve, as ações a serem realizadas em 2024 e em 2025 serão formalizadas por meio do Plano de Integridade do órgão.
Por: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte