Município de MG tem 112 áreas de perigo sujeitas a deslizamentos e quedas de blocos — Agência Gov
Defesa Civil

Município de MG tem 112 áreas de perigo sujeitas a deslizamentos e quedas de blocos

Estudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica áreas que podem sofrer danos e contribui para medidas de prevenção de desastres

04/01/2024 00:00
Município de MG tem 112 áreas de perigo sujeitas a deslizamentos e quedas de blocos
Foto: Divulgação/MME


O município de Diogo de Vasconcelos, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte (MG), tem 110 áreas de perigo associadas a deslizamentos de terra e duas relacionadas a quedas de blocos. É o que revela a Carta de Perigo a Movimentos Gravitacionais de Massa, elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

De acordo com o relatório, a situação é resultado das características geológicas e geomorfológicas da região, além de alterações realizadas na paisagem pela população. O SGB destaca que o grau de perigo pode ser reduzido com a implantação de obras preventivas e/ou de reabilitação sobre o terreno. Há também o risco da situação se agravar devido a intervenções inadequadas no território.

Prevenção de desastres

As Cartas de Perigo são estudos essenciais para gerenciamento de riscos e prevenção de desastres, de modo a contribuir para proteger vidas. Esses mapeamentos visam distinguir áreas com possibilidade de ocorrência de deslizamentos, fluxos de detritos e quedas de blocos de rocha, além de indicar o provável alcance máximo desses processos geológicos.

Com as informações, o SGB auxilia na gestão territorial e no desenvolvimento de políticas públicas de uso e ocupação do solo, no sentido de orientar a expansão urbana para locais seguros e, assim, evitar a formação de novas áreas de risco. O relatório serve também para orientar a implantação de obras preventivas ou de reabilitação nas áreas prioritárias, como forma de mitigação.

Além desse estudo, o SGB também realizou em Diogo de Vasconcelos, em 2022, atualização de mapeamento de áreas de risco e identificou 13 setores de risco alto e muito alto relacionados a movimentos de massa e inundação. Outro estudo entregue foi a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais e de Massa e Inundações.

Nos links abaixo, confira as ações no município de Diogo de Vasconcelos:

Cartografia de Áreas de Risco;

Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações;

Cartas de Perigo a Movimentos Gravitacionais de Massa.

Por: Ministério de Minas e Energia (MME) 

 

 

Link: http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/MG%3A-Diogo-de-Vasconcelos-tem-112-areas-de-perigo-sujeitas-a-deslizamentos-e-quedas-de-blocos-8510.html
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.