Ministério das Cidades estreia participação no G20 com pautas prioritárias de acesso a água e saneamento
Equipe técnica está empenhada no apoio ao objetivo de estabelecer uma agenda de desenvolvimento e redução da pobreza
Acesso a água e saneamento ambiental foram os temas abordados na primeira participação do Ministério das Cidades nas reuniões do G20. O chefe da Assessoria Internacional, embaixador Antônio Francisco da Costa e Silva Neto e equipe técnica da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental participaram do Grupo de Trabalho (GT) sobre Desenvolvimento, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, na quarta-feira (24).
Durante a reunião, o ministério apresentou os temas prioritários para população relativos ao acesso à água potável e ao saneamento, definidos pelo governo brasileiro para o GT.
A equipe teve a oportunidade de ouvir as contribuições preliminares dos membros e convidados para previsão de futuras entregas, como: a meta de universalização dos serviços de água e saneamento no Brasil até 2033 e na área internacional, o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 que irá garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento no mundo.
A primeira reunião aconteceu por videoconferência. As próximas reuniões serão presenciais. Em Brasília (DF), nos dias 18 e 19 de março; em Salvador (BA), 27 a 29 de maio; e no Rio de Janeiro (RJ), 21 a 23 de julho. As prioridades de entregas ligados aos temas: combate às desigualdades, acesso a água e serviços de saneamento e cooperação trilateral entre os países do G20 e nações em desenvolvimento interessadas.
GT de desenvolvimento
O Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20 foi criado em 2010 na Coreia do Sul com dois objetivos: estabelecer uma agenda de desenvolvimento e redução da pobreza no G20, em coordenação com os demais grupos de trabalho; e engajar países em desenvolvimento não membros do G20, especialmente os menos desenvolvidos.
Em 2016, após a criação da Agenda de Ação de Adis Abeba e dos ODS, os membros do G20 adotaram, em Hangzhou, o “Plano de Ação para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”.
Saiba mais sobre a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento .
Por: Ministério das Cidades
Edição: Ailane Silva
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte