Ministras debatem planos de carreira para a Cultura no Brasil em 2024
Pauta da reunião entre Margareth Menezes e Esther Dweck incluiu valorização dos servidores, melhoria de estrutura e concurso público
As ministras da Cultura (MinC), Margareth Menezes; e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, se reuniram na última terça-feira (22/01) para tratar dos plano de carreira e a valorização dos servidores da Cultura.
“Um plano de carreira conectado com as especificidades da gestão cultural é vital para o desenvolvimento do MinC. Precisamos fomentar a permanência dos servidores na Cultura, valorizar a sua formação e qualificação”, afirmou Margareth Menezes.
No encontro, foram abordados ainda temas como o quadro atual de servidores do Ministério da Cultura e suas vinculadas, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no qual a Pasta oferece 50 vagas para analista técnico-administrativo, e o concurso temporário para a convocação de 99 pessoas que atuarão na execução da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), além de carreiras transversais que são importantes para a qualificação do serviço.
A avaliação das condições de trabalho se aplica, também, aos servidores já na ativa. “Além de pensar nos servidores que chegarão ao Ministério da Cultura no futuro, precisamos melhorar a condições daqueles que trabalham aqui hoje”, pontuou o secretário-Executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa.
A ministra Esther Dweck salientou que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) está fazendo a análise das carreiras do governo federal. A partir do estudo, em finalização, será editada uma portaria que irá orientar as ações de como que os ministérios devem elaborar o diálogo para a construção dos planos de carreira. Atualmente, o MinC conta somente com plano de cargos.
“Encontramos um MGI realmente sensibilizado com as questões da Cultura que nossa ministra apresentou, que para além da escuta acenou com caminhos e soluções capazes de auxiliar a gestão a enfrentar os desafios que ainda teremos. Essa postura de parceria adotada pelas pastas me traz a certeza de que conseguiremos, muito em breve, melhorias substanciais para a carreira da Cultura”, declarou a coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, Bruna Santos.
Também estiveram presentes na reunião a subsecretaria de Gestão Estratégica do MinC, Letícia Schwarz; e o assessor especial Carlos Paiva.
O MGI foi representado pela secretaria-Executiva, Cristina Mori; e o secretário de Relações do Trabalho, José Feijó, entre outros secretários.
Por: Ministério da Cultura (MinC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte