Defesa Civil

MME segue com mobilização para restabelecer energia elétrica no RS

Com o temporal que abalou o estado, sala de situação foi criada pelo ministro Alexandre Silveira para dar celeridade à retomada do atendimento de energia elétrica aos consumidores atingidos

20/01/2024 09:20
MME segue com mobilização para restabelecer energia elétrica no RS
Foto: Divulgação/Defesa Civil de Porto Alegre


O Ministério de Minas Energia (MME) informou neste sábado (20/01) que, desde o início da última semana, está com sala de situação mobilizada pelo ministro Alexandre Silveira, para que as cidades gaúchas, atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias, consigam o rápido restabelecimento da energia elétrica. As redes de distribuição foram afetadas, principalmente, por deslizamentos de terra, quedas de árvores e alagamentos. Nos momentos de pico do temporal, mais de um milhão de unidades consumidoras tiveram o serviço interrompido.

O ministro Alexandre Silveira determinou que agentes responsáveis pelo atendimento tomassem todas as medidas necessárias para o rápido reestabelecimento da energia elétrica nas áreas afetadas. “Nos solidarizamos com a situação de todos os atingidos e não mediremos esforços até que a situação seja completamente resolvida na região. As áreas impactadas envolvem concessões da RGE e CEEE Equatorial e essas empresas foram prontamente acionadas e estão com equipes de emergência mobilizadas para a rápida retomada do serviço de energia elétrica para que seja prestado o devido apoio à comunidade, com o acompanhamento do MME e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, destacou o ministro.

Até o momento da publicação desta nota, mais de 80% dos consumidores atendidos pela CCEE e pela RGE já estavam com o fornecimento de energia restabelecido. Um total de 198 mil unidades consumidoras ainda segue sem energia. Em algumas localidades, as empresas ainda não conseguiram atuar, em razão de dificuldades de acesso ou de falta de segurança, em pontos protegidos pela Defesa Civil.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foram registradas rajadas de vento de 133 km/h em São Borja, 108 km/h em Maçambará e 108 km/h em Canela. Segundo a Defesa Civil, 39 municípios registraram estragos causados pelo temporal, com quedas de árvores, destelhamento de imóveis, alagamentos e diversos danos à infraestrutura viária. Dezoito municípios ficaram com 100% dos clientes interrompidos no decorrer da madrugada do dia 17/01.

Por: Ministério de Minas Energia (MME)

 

Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-continua-mobilizado-para-restabelecer-energia-eletrica-no-rs
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte