Nova Escola de Sargentos do Exército vai formar militares em 16 especialidades e gerar cerca de 30 mil empregos
Investimento será de R$2 bilhões em obras da nova unidade
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou, nesta sexta-feira (19/01), no Recife (PE), da assinatura do termo de compromisso para a construção da nova Escola de Sargentos do Exército (ESE). A nova unidade tem por objetivo reunir 16 especialidades para a formação de 2,2 mil alunos a cada dois anos com educação de nível superior tecnólogo.
O novo centro do Exército contará com amplas e modernas estruturas de ensino esportivas e administrativas. Lula afirmou que a unidade reunirá o que está sendo feito em organizações militares em todo o Brasil, na região metropolitana da capital de Pernambuco.
“A nova escola de formação de sargento do Exército é uma iniciativa que representa muito bem o Brasil que queremos e que estamos construindo. Estamos praticamente criando uma nova cidade com capacidade para abrigar 2,2 alunos, 1,9 mil militares, instrutores e responsáveis pelas operações”, afirmou o presidente.
Mais geração de emprego e renda
A expectativa é que a construção da ESE gere mais de 11 mil empregos direitos e 17 mil indiretos, transformando a economia da região, reforçou o presidente. “Brasileiros de todos os estados estarão aqui movimentando a economia e tornando a cultura ainda mais diversa”, disse Lula.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, informou que o investimento será de cerca de R$ 2 bilhões, e que a implantação se estenderá até 2034. Ele afirmou que a escola transformará a região em um importante polo de formação de recursos humanos para o Exército Brasileiro. “Representa a ampliação de oportunidades para a juventude brasileira, ao passo que o Exército descentraliza seus estabelecimentos de ensino da Região Sul e Sudeste e possibilita a formação de sargentos no Nordeste”, completou.
A Escola de Sargentos do Exército será instalada no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti e contará com o campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares. No local, serão ofertados cursos como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística.
Passagem do Comando Militar do Nordeste
Mais cedo, também em Pernambuco, o presidente Lula participou da cerimônia de troca no Comando Militar do Nordeste (CMNE). O comando foi transferido do general do Exército Kleber Nunes de Vasconcelos para o general Maurílio Miranda Ribeiro. O ministro da Defesa e o Comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva, também estiveram presentes.
O novo comandante, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, incorporou o Exército em 1983, na Academia Militar da Agulhas Negras. Entre as funções que exerceu ao longo da carreira militar estão a de instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro; assessor de defesa antiaérea no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, em Brasília; e assessor militar na Junta Interamericana de Defesa, nos Estados Unidos.
Ao lado das atividades-fim, de cunho essencialmente militar, o Comando Militar do Nordeste realiza ações complementares em apoio à população civil nordestina.
Por: Agência Gov
Texto: Yara Aquino
Edição: Daniella Cambauva
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte