Porto do Rio de Janeiro recebe o maior navio porta-contêineres bicombustível
Construído em 2023, o navio CMA CGM Bahia é considerado um avanço na indústria naval.
O Porto do Rio de Janeiro recebeu nesta semana o maior navio porta-contêineres bicombustível em operação na rota sul-americana, o CMA CGM Bahia. Este navio, representante a mais recente geração de embarcações sustentáveis, possui um conteineiro colossal de 336 metros de comprimento, capacidade máxima para 13.200 TEUs e é movido a Gás Natural Liquefeito (GNL). Construído em 2023, é considerado um avanço na indústria naval.
Ancorado no Rio Brasil Terminal, o CMA CGM Bahia está programado para zarpar nesta sexta-feira, (19), às 16h30. Este moderno navio da armadora francesa CMA CGM adota um sistema de energia de duplo combustível, utilizando GNL, e possui um tanque de carga de GNL com sistema de contenção de carga Mark III de 14.000 metros cúbicos. Conforme o construtor naval Hudong-Zhonghua, o sistema de recirculação de gases de escape (ICER) pode reduzir significativamente as emissões de metano em modo gás, contribuindo para uma redução de mais de 50% e diminuindo as emissões totais de gases de efeito estufa em mais de 28%.
Além de focar na eficiência energética, o CMA CGM Bahia incorpora tecnologias avançadas para diminuir as emissões de dióxido de carbono. Segundo a Autoridade Portuária, PortosRio, a chegada deste navio a representa um passo crucial na transição para combustíveis verdes e na promoção de práticas de navegação mais ecológicas, destacando o compromisso do setor marítimo com um futuro mais limpo e eficiente.
Com informações da PortosRio
Por: Ministério de Portos e Aeroportos
Edição: Thays de Araújo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte