Governo Federal faz reunião de planejamento sobre setor espacial
Encontro entre instituições que compõem o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do setor espacial brasileiro
Na última segunda-feira (22/01), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, realizou visita estratégica à sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para uma reunião de alinhamento e planejamento. O encontro, que teve como objetivo fortalecer a parceria entre os dois órgãos que compõem o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), contou com a participação de representantes-chave de ambas as instituições.
Além do presidente Chamon, a comitiva da AEB foi composta pelo diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi, e pelo coordenador da Unidade Regional de São José dos Campos, Alexandre Macedo de Oliveira. Pelo INPE, participaram da reunião o diretor, Clezio Marcos De Nardin; o coordenador-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciências Espaciais, Adenilson Roberto da Silva; o chefe da Divisão de Pequenos Satélites, Antônio Carlos de Oliveira Perreira; e o chefe substituto do Serviço de Relações Institucionais, Alexandre Tomio.
Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos estratégicos, com destaque para o planejamento dos próximos satélites da família CBERS, programa de cooperação tecnológica entre China e Brasil que visa à produção de satélites de observação da Terra, com ênfase nos satélites CBERS-5 e CBERS-6.
“Tivemos uma reunião muito produtiva onde discutimos principalmente as relações internacionais do Programa Espacial Brasileiro, em especial os programas em colaboração com a China e a Argentina, além de outras possibilidades de cooperação”, afirmou o Presidente Chamon.
De acordo com o Diretor do INPE, Clezio Marcos De Nardin, o encontro serviu para avançar nas questões operacionais e discutir maneiras de aumentar a eficiência do programa espacial, além de ampliar a abrangência das cooperações internacionais, alinhando-as aos interesses de governo de Estado.
A reunião entre a AEB e o INPE marca um importante passo na cooperação interinstitucional para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro, alinhando esforços e estratégias para impulsionar as atividades espaciais no país. O Presidente Chamon expressou otimismo em relação ao futuro do programa espacial, afirmando que o ano começa bem para a área espacial brasileira, graças à colaboração e ao planejamento conjunto das instituições envolvidas.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais ( SINDAE ), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ( MCTI ), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Por: Agência Espacial Brasileira (AEB)
Edição: Ailane Silva
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte