Presidente Lula conversa por telefone com presidente do Equador, Daniel Noboa
Líderes dialogaram sobre ações de cooperação em inteligência e segurança. Ambos concordaram que os países sul-americanos devem estar unidos no combate ao crime organizado
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou ao telefone na manhã desta terça-feira (23/01) no Palácio Alvorada, com o presidente da República do Equador, Daniel Noboa. O presidente ouviu de Noboa análise sobre o enfrentamento ao narcotráfico e ao crime organizado naquele país.
Lula se solidarizou com o presidente Noboa e indicou a disposição do Brasil em ajudar o Equador, inclusive por meio de ações de cooperação em inteligência e segurança. Ressaltou que a luta contra o crime organizado é também um desafio do Brasil, nos vários níveis de governo, agravado pela porosidade e extensão das fronteiras terrestres e marítima do país.
O presidente Lula recordou que o Brasil ocupa hoje a Secretaria Geral da Ameripol, organização regional que reúne trinta países e se dedica à cooperação e ao intercâmbio de informações policiais. A secretaria executiva da Ameripol é atualmente ocupada pelo diretor-geral da Policia Federal, que tem trabalhado em ações de coordenação regional.
Ambos concordaram que os países sul-americanos devem estar unidos no combate ao crime organizado, que atinge a todos, e que o fortalecimento da integração regional é condição fundamental para a superação do problema. Ressaltaram, também, a necessidade de coordenação com países consumidores de drogas para o combate efetivo ao narcotráfico.
Por: Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte