Povos indígenas

Quilombolas de Costa Marques (RO) passam a ser beneficiários da reforma agrária

Eles foram inseridos pelo Incra no Programa Nacional de Reforma Agrária

11/01/2024 17:52
Quilombolas de Costa Marques (RO) passam a ser beneficiários da reforma agrária
Foto: Agência Brasil

 

As famílias da comunidade quilombola Santa Fé, localizada no município de Costa Marques, em Rondônia, foram inseridas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10/01).

Com a medida, os moradores da área passarão a ter acesso às políticas públicas executadas pela autarquia. Segundo o assegurador do Serviço Quilombola no Incra/RO, William dos Santos Ramos Coimbra, as famílias serão atendidas com o Crédito Instalação (em suas diversas modalidades), o programa de agroindustrialização Terra Sol e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), além do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Governo Federal.

Santa Fé é uma comunidade quilombola de 41 famílias com Título de Domínio (TD) de seus 1.452 hectares. Está localizada na margem direita do rio Guaporé, na divisa do Brasil e da Bolívia, próxima à sede do município de Costa Marques e a 713 quilômetros de Porto Velho.

Todas as famílias da área possuem origem ligada à população negra de Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, que colonizou as regiões ao longo do rio Guaporé e seus afluentes desde 1888. Santa Fé manteve-se vinculada ao catolicismo popular tradicional da região e tem na Festa do Divino sua principal manifestação.

Próximas

A equipe técnica do Incra/RO trabalha agora para a inserção no Programa Nacional de Reforma Agrária das famílias dos territórios quilombolas de Jesus, em São Miguel do Guaporé (RO), e Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO).

O Estado conta ainda com as comunidades remanescentes de quilombos Pedras Negras e Santo Antônio, também em São Francisco do Guaporé (RO); Tarumã, em Alta Floresta do Oeste (RO); Pimenteiras Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO); e Laranjeiras, em Pimenteiras (RO).

Por: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Link: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/quilombolas-de-costa-marques-ro-serao-beneficiarios-da-reforma-agraria
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte