Conheça o Prêmio Cidadania na Periferia
Iniciativa premiará 120 projetos periféricos que incentivem à Comunicação Comunitária, Cidadania LGBTQIA+, Acessibilidade, entre outros temas
As inscrições para a 1º edição do “ Prêmio Cidadania na Periferia ” seguem abertas até 1º de março. A ação é uma parceria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e vai destinar R$ 6 milhões para 120 projetos em andamento protagonizados pela população periférica de todo o país. Inédita, a iniciativa tem o objetivo de potencializar, reconhecer e valorizar essas ações nas periferias e, assim, ressaltar a efetividade dos direitos humanos e da cidadania nos seus territórios.
Com premiação de R$50 mil para cada iniciativa, os 120 projetos contemplados serão divididos em seis eixos temáticos estratégicos como: Comunicação Comunitária, Cidadania LGBTQIA+, Acessibilidade, Proteção de Crianças e Adolescentes, Educação para Idosos e Soluções Comunitárias para Segurança Alimentar. Os critérios de avaliação incluem qualidade da apresentação, relevância social, inovação, promoção da diversidade, atuação em rede e parcerias.
Quem pode participar?
Em sua essência, o Prêmio contempla também o papel fundamental de comunicadores e comunicadoras comunitárias no enfrentamento à desinformação e na promoção de direitos, além de reconhecer a necessidade de diálogo do governo federal com organizações, grupos e lideranças periféricas. Nesse sentido, podem participar agentes que desempenham projetos na periferia, organizações sociais, imprensa e público em geral.
O Edital do Prêmio, igualmente, contribuirá para o levantamento de iniciativas periféricas de direitos humanos e cidadania, possibilitando a classificação temática e o nível de formalização, constituindo base imprescindível para outros projetos em desenvolvimento no MDHC como, por exemplo, o Programa FortaleceDH, que buscará capacitar e estruturar organizações enfraquecidas institucionalmente, de modo que possam exercer suas atividades com segurança jurídica e administrativa, captar recursos públicos e prestar contas de valores recebidos.
Inscrições
Aos projetos interessados, as inscrições podem ser realizadas exclusivamente no site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania até o dia 1º de março. De acordo com o Edital , as inscrição serão aceitas apenas por meio de preenchimento e envio de formulário eletrônico específico divulgado no site do MDHC.
No ato da inscrição, o participante deverá indicar o Eixo em que se enquadra o projeto, conforme disposto no item 3 do Edital, ficando vedada a inscrição do mesmo projeto em mais de um Eixo. Cada projeto poderá ser inscrito apenas uma vez. Na hipótese de haver mais de uma inscrição do mesmo projeto, será considerada apenas a inscrição mais recente.
Ficou com dúvida? Acesse aqui a Cartilha explicativa do Prêmio Cidadania nas Periferias e saiba mais.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
Edição: Ailane Silva
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte