Concursos

Saiba quais são as retificações desta sexta-feira (26/1) nos editais do Concurso Nacional Unificado

Entre outras alterações, há atualizações da formação exigida, detalhamentos relacionados à remuneração de alguns cargos e inclusão de tabelas de titulação

26/01/2024 15:37
Saiba quais são as retificações desta sexta-feira (26/1) nos editais do Concurso Nacional Unificado
Foto: Sam Balye/Unsplash

 

Edital de retificação nos editais do Concurso Público Nacional Unificado foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26/1) . Entre outras alterações, há atualizações d a formação exigida, detalhamento s relacionados à remuneração de alguns cargos e a inclusão de tabelas de titulação, tanto na atribuição nos pontos no CPNU quanto na remuneração de cargos.

Os candidatos devem ler com atenção, já que as alterações são pontuais, referentes apenas a uma ou outra particularidade de cargos específicos. Recomenda-se , portanto, a leitura do próprio edital de retificação .

No edital n ° 1 (Infraestrutura, Exatas e Engenharia), o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatística, especialidade Geoprocessamento, passou a incluir a formação em engenharia geológica ou geologia.

Para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação, especialidade Tecnologia da Informação, previsto no edital n° 2 (Tecnologia, Dados e Informação), foi atualizada a tabela de atribuição de pontos por avaliação de títulos.

No edital n° 3 (Ambiental, Agrário e Biológicas), para o cargo de Tecnologista, foi atualizado o texto relativo à remuneração e incluído o quadro de retribuição por titulação. N o caso do cargo de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, foi incluída a formação em engenharia geológica.

Também no edital n° 3, n o caso do cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, especialidades de Farmácia e Química, foram apresentados novos pesos aos eixos temáticos.

Já no edital n ° 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) , foram atualizadas as informações d a remuneração do cargo de Psicólogo da Advocacia-Geral da União.

No edital n° 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) , por sua vez, no cargo de Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, foi excluída habilitação específica. Portanto, a formação exigida passa a ser certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado em Ciências Sociais ou graduação concluída em qualquer formação acompanhada de mestrado e/ou doutorado em Antropologia.

O edital n° 6 ( Setores Econômicos e Regulação ) passou a incluir a tabela de retribuição de titulação para os cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas .

No edital n° 7 ( Gestão Governamental e Administração Pública) , a habilitação em Jornalismo passa a ser exigência para o cargo de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, especialidade Comunicação Social, do IBGE. E foi incluída tabela de retribuição por titulação para dois cargos do mesmo órgão (IBGE): Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas .

Por fim, no edital n° 8 ( Nível Intermediário ), o IBGE, que antes estava como órgão listado na tabela 1, passa a estar vinculado à tabela 2. Também para cargos d o IBGE, foi inserida tabela de atribuição de pontos para a avalição de títulos.

O objetivo das retificações dos editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é evitar ambiguidade s e corrigir informações imprecisas, para garantir a observância dos princípios constitucionais da isonomia, da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência, eficácia e efetividade na seleção de agentes públicos para ingresso no serviço público.

ÓRGÃOS QUE RETIFICARAM: Advocacia Geral da União (AGU), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para acessar todas as retificações, leia o próprio edital:

CPNU

O “Enem dos concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional). As inscrições estão abertas entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro. A prova do dia 5 de maio será aplicada em 220 cidades , localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destaca que a execução do CPNU é um dos instrumentos de reconstrução do Estado brasileiro, ao promover a recuperação das capacidades governamentais. O concurso, capilarizado e democrático, também mira na construção de um serviço público com a cara do Brasil.

Acesse a seção de Editais e Retificações na página do Concurso Público Nacional Unificado

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
 
Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/saiba-quais-sao-as-retificacoes-desta-sexta-feira-26-1-nos-editais-do-concurso-publico-nacional-unificado
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte