Serpro prorroga consulta pública a consultorias especializadas em governança e gestão ESG
Iniciativa reflete o compromisso da empresa em desenvolver e aprimorar práticas ambientais, sociais e de governança na organização
No dia 8 de dezembro, o Serpro publicou chamamento público destinado a identificação de consultoria especializada em gestão e governança conforme os conceitos ESG estabelecidos pela ABNT PR 2030:2022 e documentos normativos orientadores (ABNT PR 2030:2022, Capítulo 2).
A empresa espera receber insights valiosos de consultores especializados no campo da Governança e Gestão ESG, de modo a enriquecer o processo de seleção e garantir a escolha da consultoria mais adequada para atender às demandas específicas da organização em direção a um futuro empresarial mais ético, transparente e sustentável.
Com essa iniciativa, o Serpro busca promover um ambiente transparente e participativo, permitindo que as partes interessadas influenciem de maneira significativa na definição dos parâmetros que vão orientar a contratação da consultoria.
A colaboração ativa dos especialistas no setor ESG contribuirá não apenas para a qualidade dos serviços a serem prestados, mas também para o fortalecimento das práticas de sustentabilidade e responsabilidade social na atuação da empresa, resultando em ganhos substanciais para a organização e para a comunidade em geral.
Vocação potencializada
Para a coordenadora do Programa ESG no Serpro, Valéria Pinto Lemos, o contexto ESG é transversal e sistematiza a relação de interdependência entre os ecossistemas social, econômico e ambiental, um dos princípios da governança corporativa no que se refere a sustentabilidade, visto que fortalece o protagonismo e a responsabilidade da empresa perante a sociedade, de acordo com a nova versão do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC.
“A consulta pública agilizará bastante nossa prática e consequente a maturidade ESG. A PR 2030 se apresenta como uma metodologia de aferição de maturidade mais adequada às empresas públicas. Como retorno, a cada verificação, identificaremos pontos onde as áreas envolvidas podem empreender esforços e alavancar resultados, fazendo do Serpro uma empresa social, econômica e ambientalmente mais responsável. Temos uma vocação natural, datada de nossa criação. Agora vamos potencializá-la”, salienta Valéria.
Melhoria contínua de produtos e processos
A consulta pública faz parte da estratégia corporativa da busca contínua de melhoria dos seus produtos e processos, resultando na obtenção de certificações empresariais que são reconhecidamente referências no mercado e, neste caso, a conformidade está preconizada na norma ABNT PR 2030:2022.
As certificações empresariais desempenham um papel fundamental na consolidação e aprimoramento das organizações em diversos aspectos. Ao serem percebidas como selos de aprovação internacional, essas certificações aumentam a credibilidade das empresas perante seus clientes, parceiros de negócios e outras partes interessadas.
Para o Maykel Rocha, gestor no Serpro das ações corporativas que visam certificações empresariais, muitas declarações exigem a implementação de melhores práticas de gestão e processos eficientes. Isso resulta em redução de custos e melhoria da produtividade. “O selo ESG evidencia o compromisso ético, responsabilidade social e sustentabilidade da empresa, destacando sua contribuição para uma abordagem empresarial mais ética e orientada para o impacto positivo na sociedade. Em suma, as certificações empresariais desempenham um papel integral na construção de organizações sólidas, confiáveis e competitivas em um contexto global”, defende o gestor.
Chamamento Público
Para participar da pré-qualificação, as consultorias interessadas devem submeter suas propostas contendo a documentação exigida no edital, que permanecerá aberto até 31/01/2024. O edital de pré-qualificação pode ser encontrado no portal do Serpro, na página: https://www.serpro.gov.br/consultas-publicas/sede/1212-2023
Por: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte