Relações exteriores

Brasil participa de reunião sobre enfrentamento à violência no Equador

Evento contou com participação de 20 instituições policiais de 16 países da região

24/01/2024 12:18
Brasil participa de reunião sobre enfrentamento à violência no Equador
Foto: Divulgação

 

A Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol), que constitui um mecanismo de cooperação hemisférica, realizou uma reunião extraordinária, por videoconferência, para debater ações e propor cooperação policial no sentido de auxiliar na contenção da onda de violência no Equador. Entre os temas discutidos, com a participação da ministra do Interior equatoriana, estão a criação de uma adidância da Polícia Federal (PF) brasileira no país.

O evento virtual foi convocado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que também é secretário-executivo da Ameripol. Ainda representando o Brasil, participaram o diretor de cooperação internacional da PF e vice-presidente da Interpol para as Américas, Valdecy Urquiza; e o coordenador-geral de Cooperação Policial, Fábio Mertens. Também estiveram presentes representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Assessoria Especial da Presidência da República.

Entre as propostas encaminhadas na reunião , estão o intercâmbio de informações de inteligência para o enfrentamento do crime organizado, disponibilização de equipamentos de inteligência, apoio na identificação dos presos do sistema penitenciário equatoriano e oferecimento de cursos de descapitalização do crime organizado com a doutrina da Polícia Federal.

Vale ressaltar que a Polícia Federal brasileira não atua como polícia judiciária no exterior. O que ocorre são ações multilaterais para propor soluções ao enfrentamento de crimes. Atualmente, o Equador tem um policial trabalhando no Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Participaram do evento: Gendarmeria Argentina; Polícia Federal do Brasil; Polícia Nacional do Equador; Polícia Boliviana; CICPC/Venezuela; Polícia Nacional do Uruguai; Polícia Nacional da Colômbia; Polícia Nacional do Peru; Carabineros de Chile; PDI de Chile; Polícia Nacional do Haiti; Polícia Nacional da República Dominicana; Polícia Nacional de Honduras; Fuerza Pública da Costa Rica; Polícia Federal da Argentina; Policia Nacional do Paraguai; Polícia Nacional de Belize e Polícia Nacional da Guatemala.

Sobre a Ameripol

Com sede em Bogotá, a Ameripol é uma Comunidade de Polícias da América e constitui um mecanismo de cooperação hemisférica, de integração e coordenação, visando promover e fortalecer a cooperação policial em matéria de informação científica, de capacitação, como, também, de intercâmbio de informações para fins de inteligência.

Atualmente a Secretaria Executiva da entidade é ocupada pela Polícia Federal. Fundada há quinze anos, no início, envolveu quinze forças policiais na região, agora já somam 33 entidades. O Brasil integra a entidade desde a sua criação. O Tratado de Constituição da Comunidade de Polícias da América (Ameripol) foi assinado no dia 9/11/2023, no Palácio da Justiça em Brasília.

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Edição: Ailane Silva

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/situacao-do-equador-e-pauta-de-reuniao-extraordinaria-da-ameripol
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte