Anunciada construção da sede do Campus Belford Roxo do IFRJ
Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) receberá R$ 15 milhões do Ministério da Educação (MEC) para construção da sede definitiva do campus na cidade
O governo federal oficializou nesta terça-feira, 6 de fevereiro, a construção da sede definitiva do Campus Belford Roxo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O anúncio do novo campus ocorreu na P refeitura de Belford Roxo (RJ) e contou com a presença do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ; do secretário de E ducação P rofissional e T ecnológica (EPT) , Getúli o Marques Ferreira ; do prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro; e do reitor do IFRJ, Rafael Almada.
A unidade de Belford Roxo está em funcionamento desde 2016, em espaço provisório. Após acordo com a Prefeitura do município, foi formalizado o repasse do terreno para a construção da nova sede. A iniciativa visa ampliar a oferta de vagas em EPT , bem como melhorar a infraestrutura do campus para os estudantes, os professores e a comunidade local e da região.
A obra do novo campus, avaliada em R$ 15 milhões, terá infraestrutura moderna de salas de aulas, biblioteca e restaurante estudantil, além de área de convivência, quadra poliesportiva, laboratórios, estacionamento e salas administrativas. A unidade de Belford Roxo tem potencial para o atendimento de 1.400 estudantes e atua na oferta de cursos técnicos, de qualificação profissional e superiores, nas áreas de formação de professores, administração, logística, moda e artesanato.
Durante a cerimônia, Camilo Santana informou que deseja ver a obra do novo campus concluída até o final de 2025 : “Aqui , o Instituto Federal funciona provisoriamente, em contêiner e s. A partir do ano que vem, Belford Roxo terá um dos mais belos campi dos institutos federais do Brasil, que passará a atender 1 . 400 jovens da região ”.
O P residente Lula cobrou vigilância do prefeito Wagner Carneiro para que a obra não pare e possa ser inaugurada em 2025 . “ São as pequenas coisas que a gente vai fazendo, que a gente vai construindo uma pátria educadora, em que as pessoas começam a entender que elas têm direitos e que os direitos delas são atendidos por aqueles que governam, porque é para isso que nós somos eleitos”, disse.
Além disso, o P residente da República fez um apelo aos pais para que cuidem da educação dos jovens, sobretudo quando passam do ensino fundamental para o médio. “Não deixe seu filho desistir do ensino médio. Não aceite esse discurso. Não permita que ele deixe de estudar, fazer um curso técnico e depois fazer a universidade. Porque , se fizer isso, vai poder se tornar uma pessoa de bem, que vai se casar, ter filho, ajudar o pai, a mãe e vai mudar a qualidade de vida da família”, afirmou Lula.
O reitor do IFRJ, Rafael Almada, lembrou que o maior legado do P residente Lula foi a criação dos institutos federais. “Esse momento não é apenas a construção de uma sede, é o reconhecimento de que o Instituto Federal do Rio de Janeiro é da Baixada Fluminense. Ver a consolidação dessa unidade mexe com o nosso coração . A gora é trabalhar para fazer esse instituto crescer”, concluiu.
IFRJ – A instituição foi criada pela junção do Centro Federal de Educação Tecnológica ( Cefet ) de Química de Nilópolis (RJ), instituído em 1940, e do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, à época vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF), criado em 1910. Após a Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 , que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a instituição se consolidou como IFRJ . C onta, atualmente, com mais de 2 mil servidores, oferecendo 147 cursos a mais de 18 mil estudantes , em seus 15 campi no estado do Rio de Janeiro.
Rede Federal – Até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas, em 119 municípios. Nos Governos Lula e Dilma, houve a maior expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da história: foram criados 422 campi entre 2005 e 2016, sendo 214 entre 2005 e 2010, e 208 entre 2011 e 2016. Hoje, são 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte