Saúde

Auditores federais do SUS buscam processos de alto padrão para a Saúde Indígena

Reunidos em Brasília, servidores buscam normatizar protocolos em nível nacional

09/02/2024 14:06
Auditores federais do SUS buscam processos de alto padrão para a Saúde Indígena
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde


Auditores federais do Sistema Único de Saúde (SUS) se reuniram em Brasília (DF) durante a segunda semana de fevereiro para trabalhar pelo aumento dos padrões de excelência na atividade de auditoria em saúde indígena. Em defesa dos povos indígenas, a iniciativa do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) busca uniformizar e normatizar os protocolos de auditoria em todo o território nacional, garantindo eficiência e qualidade no atendimento. Além disso, a equipe analisou a celebração de convênios e contratos de prestação de serviços nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

“Esta atividade é de extrema importância. Realizamos auditorias no Território Yanomami desde 2021 e decidimos dar continuidade às atividades em 2023 e 2024 sobre saúde indígena, com nove auditorias a serem realizadas", afirmou o diretor DenaSUS, Alexandre Rodrigues.

Junto à equipe do Distrito Federal, participam da atividade servidores dos estados do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rondônia e São Paulo. A ação decorre da pactuação estratégica referente ao 1º Ciclo de 2024, cujo foco é o aprimoramento nas ações de auditoria em saúde indígena, em complemento aos DSEI da região Norte.

Para o coordenador-geral de Auditoria, Jomilton Costa, uma auditoria eficiente não apenas fortalece o sistema de saúde, mas também tem impacto direto no aprimoramento dos serviços oferecidos ao cidadão do SUS, incluindo, de maneira destacada, a saúde indígena.

"Devemos trabalhar pensando no cidadão brasileiro, no acesso da população aos serviços. Temos que ser instrumento de gestão, apoio à gestão do SUS", destacou Jomilton Costa.

Dentre as atividades do evento, tiveram destaque o painel "Contextualização da auditoria da saúde indígena" e uma sessão sobre a metodologia aplicada na auditoria sobre o tema, abordando a matriz de planejamento.

A importância da auditoria do SUS

A auditoria do SUS está configurada como um instrumento de gestão para o fortalecimento do SUS. Através da alocação adequada de recursos, garantindo acesso universal e eficácia na atenção à saúde, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e equitativa.

Além das auditorias internas, o DenaSUS se propõe a fortalecer os componentes estaduais e municipais do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS. Esta iniciativa visa unificar práticas de trabalho, aprimorar a organização e os normativos nos órgãos que compõem o SNA.

Por: Ministério da Saúde 

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/auditores-federais-do-sus-buscam-processos-de-alto-padrao-para-a-saude-indigena
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte