CAIXA conquista nota “B” em lista global de transparência ambiental
Pontuações dadas pelo Carbon Disclosure Project mostram nível de empenho das empresas para promover uma economia de baixo carbono
Comprometida com o desenvolvimento sustentável e com o meio ambiente, a CAIXA deu um importante passo na sua trajetória verde. O banco manteve a nota “B” na pontuação do Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional sem fins lucrativos que administra um sistema de divulgação ambiental. As instituições são avaliadas neste sistema, que compõe o maior banco de dados ambientais autorrelatados do mundo.
O banco repetiu seu melhor resultado, alcançado em 2022. “A CAIXA continua trabalhando para melhorar sua nota no CDP e a reafirmar seu compromisso com a população brasileira, com o meio ambiente e com as questões sociais. Manter a nota B, resultado histórico anterior, demonstra o comprometimento do banco com uma economia de baixo carbono, verde e regenerativa”, avalia Felipe Bismarchi, superintendente nacional de Negócios de Impacto e Sustentabilidade da CAIXA.
Como funciona
A partir das respostas enviadas pelas instituições, o CDP avalia aspectos da atuação da empresa. Por exemplo, definição de competências de comitês quanto à sustentabilidade, estratégia organizacional com plano de transição para economia de baixo carbono, reporte de emissões de gases de efeito estufa, compensação de suas emissões de GEE, entre outros.
O mecanismo de divulgação ambiental do CDP ocorre anualmente e as empresas participantes são avaliadas e recebem um score ao final de cada ciclo. A pontuação é dividida em quatro níveis:
A ou A- para Liderança ;
B ou B para Gestão ;
C ou C- para Consciência ;
D ou D- para Divulgação e
F é atribuído às instituições que foram convidadas a reportar, mas não o fizeram (ou realizaram de forma incipiente).
Saiba mais
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que possibilita às empresas, cidades e estados medir, divulgar, gerenciar e compartilhar informação ambiental, de modo a gerar dados e estimular iniciativas que promovam uma economia de baixo carbono. São avaliadas instituições no mundo inteiro em um sistema que compõe o maior banco de dados ambientais autorrelatados do mundo.
A CAIXA participa do programa desde 2018. As informações e o histórico dos scores alcançados pela CAIXA, e demais signatários que optaram pelo reporte público, estão disponíveis na plataforma do CDP: https://www.cdp.net/pt
Em 2023, mais de 23 mil empresas de 127 países relataram ao CDP, um aumento de 24% em relação ao ano anterior, a pedido de mais de 745 investidores que somam cerca de US$ 136 trilhões em ativos. No Brasil, o número de empresas foi de 1.158, sendo o 6º país com maior número de participantes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido e Alemanha. O nível de Gestão ( score B) alcançado pela CAIXA demonstra gestão ambiental e abordagem eficaz dos impactos e oportunidades climáticas nos negócios do banco.
Outras informações sobre iniciativas sustentáveis do banco estão disponíveis no portal da CAIXA .
Por: Caixa Econômica Federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte