Defesa Civil

CAIXA firma compromisso para entrega de 600 moradias a famílias atingidas por calamidade no Rio Grande do Sul

Parceria com cooperativas locais viabilizará a construção ou reconstrução de unidades habitacionais por meio do PMCMV em 39 municípios gaúchos

29/02/2024 18:12
CAIXA firma compromisso para entrega de 600 moradias a famílias atingidas por calamidade no Rio Grande do Sul

 

A CAIXA assinou, nesta quinta-feira (29), no município de Muçum (RS), termo de compromisso com duas cooperativas para contratação de propostas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida – Rural. As propostas são voltadas à construção, reconstrução ou recuperação de unidades habitacionais que serão destinadas a famílias atingidas por desastres naturais em 39 municípios gaúchos. Ao todo, cerca de 600 famílias serão beneficiadas.

 

A parceria foi firmada com a Cooperativa de Habitação Camponesa Ltda. e com a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar Ltda., que apresentaram propostas enquadradas na modalidade Calamidades do PMCMV Rural. Há previsão de investimento de R$ 44,2 milhões para a destinação de 600 unidades habitacionais a famílias com renda bruta familiar anual de até R$ 52.800,00 conforme Portaria MCID nº 1.335, de 19 de outubro de 2023.

Recomeços

Moradora de Muçum (RS), dona Janete Maria Nardine Zilio, 58 anos, nasceu de novo. A sobrevivente da enchente do rio Taquari lembra que desceu com a correnteza do Rio agarrada numa folha de telha de zinco por 18 km sem saber nadar. A agricultora viu os familiares se afogarem e foi salva puxada por uma corda. “Sempre pedi a Deus que me ajudasse em toda vinda de lá para cá. Consegui sair bem. Agradeci a Deus por ele ter me salvado”, explica. “Senti muito a perda dos meus familiares”, conta.

Após tanto sofrimento, a agricultora agora espera viver uma nova fase. “Agradecer as autoridades aqui presentes que, com certeza, vão ajudar a reconstruir a nossa cidade, as nossas famílias, as casas e, assim, vamos ter mais oportunidade de sobreviver com a graça de poder voltar para nossas casas”, complementa Janete.

 

Aos 61 anos, Lovane Rahmeier Kuhn tira seu sustento da agricultura. A moradora de Arroio do Meio (RS) conta que perdeu tudo que tinha num alagamento. “As águas vinham, vinham e eu pensava que iam parar, mas não pararam. Tiramos coisas da casa e fomos colocando no sótão, como roupas, sacolas e até bichinhos, que morreram”, explica. “Isso vai ser uma vida nova pra mim, esquecendo as coisas do passado e pensar em frente, erguer a cabeça”, complementa com um sorriso no rosto.

Saiba mais

As propostas para os municípios em situação de calamidade já foram encaminhadas ao ministério das Cidades, gestor do PMCMV. A CAIXA realizará a análise técnica para posterior contratação pela modalidade Calamidades.

Mais informações sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida estão disponíveis no site da CAIXA .

Por: Caixa Econômica Federal 

Link: https://caixanoticias.caixa.gov.br/noticia/37668/caixa-firma-compromisso-para-entrega-de-600-moradias-a-familias-atingidas-por-calamidade-no-rio-grande-do-sul
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte