CAPES participa da Conferência Livre do CNPq
Desenvolvimento da pesquisa no Brasil, enfrentamento aos desafios e a cooperação com o setor empresarial estão entre os temas debatidos
A CAPES participou na segunda-feira, 26 de fevereiro, da abertura da Conferência Livre Programa INCT, com debates que contribuirão para as discussões da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cncti). O encontro é realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e discute o desenvolvimento da pesquisa no Brasil, o enfrentamento aos desafios e a cooperação com o setor empresarial.
Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, destacou a mudança de paradigma introduzida pelos Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) na produção de pesquisas colaborativas em rede que respondam às perguntas vinculadas às necessidades da sociedade no Brasil e no mundo.
A presidente chamou a atenção para a trajetória de sucesso da ciência brasileira, “jovem e com um sistema robusto”, e destacou, como desafio, acelerar a entrada de novos pesquisadores na academia e garantir financiamento estratégico. Ela ressaltou que em 2013 havia pouco mais de 90 mil alunos ingressando na pós-graduação, e 10 anos depois, em 2022, esse número foi para 100 mil.
Os debates podem ser acompanhados pela página do CNPq no YouTube .
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte