Codevasf investiu cerca de R$ 93 milhões no Maranhão, em 2023
Balanço realizado pela empresa mostra que os investimentos atenderam 162 municípios com a entrega de diversos equipamentos, como patrulhas agrícolas mecanizadas, caminhões frigoríficos e kits de irrigação familiar
Cerca de R$ 93 milhões foram investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em 2023, no apoio a setores produtivos no Maranhão por meio da aquisição e entrega de máquinas e equipamentos. As doações beneficiaram produtores de 162 municípios do estado. O objetivo é promover melhores condições de trabalho a milhares de pequenos produtores rurais, garantindo a estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.
“Esse volume de ações da Codevasf eleva a qualidade de vida de muitas famílias. Isso ocorre claramente em razão dos objetivos estratégicos que norteiam as ações da Companhia na busca da redução das desigualdades regionais em sua área de atuação”, destaca o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.
Entre os itens doados pela Codevasf estão patrulhas agrícolas mecanizadas completas (trator, grade aradora e carreta agrícola de madeira), caminhões leves e caminhões frigoríficos, roçadeiras de arrasto, bombas d’água, barcos de pesca, motores de popa, kits de irrigação familiar, despolpadeiras de frutas, barracas de feiras livres.
Além desses equipamentos, foram entregues outros maquinários voltados para ações de melhoria de infraestrutura e saneamento públicos, como retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, caminhões compactadores de lixo e motoniveladoras.
Beneficiados
Os setores beneficiados avaliam de modo positivo a entrega dos equipamentos. “Com os equipamentos recebidos, pretendemos fomentar a pesca artesanal. Serão 15 famílias beneficiadas diretamente. Todos nós ribeirinhos, indiretamente, seremos beneficiados com o trabalho dos nossos pescadores”, comemora Maria Mota, presidente do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Ribeirinhos de Vitória do Mearim-MA. O Sindicato recebeu 15 motores de rabeta que vão incrementar as atividades dos pescadores.
Produtores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Cidelândia receberam uma patrulha agrícola. O equipamento vai ampliar a capacidade produtiva, com destaque para a fruticultura, a mandiocultura e o cultivo de pastagem e grãos, além da pecuária de subsistência. “A expectativa é colher mais quatro mil melancias, o que já é uma fonte de renda importante para a família do agricultor”, prevê o produtor Luiz Gonzaga Santos.
Em Açailândia, a Codevasf doou kits de irrigação por gotejamento, barracas de feira e despolpadeiras de frutas em benefício de produtores da Associação dos Criadores de Frango e Hortifrutigranjeiros. Segundo o presidente João Rodrigues Costa Filho, a produção mensal é de cerca de quatro mil quilos de polpa de frutas oriundas das áreas de cultivo dos associados. “Eles já abastecem diversas escolas municipais, por meio de programas de fornecimento de alimentos. Com o equipamento, deve aumentar a geração de renda para os agricultores familiares de Açailândia”, comenta o presidente.
A Codevasf atua em todo o estado do Maranhão, beneficiando uma população estimada em 7 milhões de habitantes. A área geográfica abrangida pela empresa é de cerca de 332 mil km², compreendendo um total de doze bacias hidrográficas.
Por: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte