Complexo do Alemão vai contar com campus do IFRJ
Lançamento da pedra fundamental da obra foi feita pelo presidente Lula na tarde desta quarta-feira
“Hoje, 7 de fevereiro, foi o dia em que a educação entrou no complexo do Alemão”. A afirmação foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante seu último compromisso no Rio de Janeiro (RJ). Na tarde desta quarta-feira (7/2), o presidente lançou a pedra fundamental do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no Complexo do Alemão, zona Norte da cidade.
“Hoje, dia 7 de fevereiro, não foi um delegado ou capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão. Hoje, o Governo Federal e o Governo Municipal vieram aqui para dizer: dia 7 de fevereiro quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação para salvar essa gente”, afirmou o presidente.
Leia mais: Lula lança novos campus de Instituto Federal e inaugura escola no Rio de Janeiro
Com investimento total de R$ 15 milhões, a obra do campus do Complexo do Alemão tem previsão de conclusão em dezembro de 2025. Em um terreno com 12,7 mil m², o prédio principal do campus terá área construída de 5,57 mil m² e receberá até 1,4 mil estudantes. A Prefeitura do Rio de Janeiro fez a doação do terreno para construção do novo campus.
“É um dia de muita alegria para o Complexo do Alemão que marca uma história. A minha família está na quarta geração aqui no Complexo do Alemão, que são meus filhos. E eles estão aqui hoje e muito provavelmente a minha filha Letícia, que tem 14 anos e está no nono ano, na inauguração poderá estar vindo para este instituto”, destacou a representante da comunidade do Complexo do Alemão, Camila Santos, conhecida por Camila Moradia.
“Toda mãe e todo pai, o que mais deseja para um filho é que ele possa se formar, ter uma profissão e se puder, ser doutor. Doutor é para todo mundo que quer estudar e é isso que a gente vai garantir aqui no Complexo do Alemão”, ressaltou Lula.
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o campus deve atender as demandas da comunidade. “Aqui deve ser construído com a comunidade. Quais são as vocações da comunidade, quais são os cursos que a comunidade deseja que sejam ofertados aqui neste Instituto Federal”, ressaltou.
Foi o segundo campus do IFRJ anunciado para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Mais cedo, Lula participou da cerimônia de anúncio do Campus Parque Olímpico/Cidade de Deus do IFRJ e da inauguração do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, na Barra da Tijuca.
O recurso para a obra está previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), pelo qual ainda serão construídas cem novas unidades dos institutos federais, totalizando R$ 3,9 bilhões em repasses federais.
HISTÓRICO – Em julho de 2023, a primeira-dama da República, Janja Lula da Silva, procurou o Ministério da Educação, acompanhada pelas líderes comunitárias Camila Moradia e Tia Bete (do Complexo do Alemão), e por Alan Brum, presidente do Instituto Raízes em Movimento, organização que elaborou o Plano de Ação Popular do CPX, de desenvolvimento local.
No encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, pediram a retomada do projeto de construção de uma unidade do IFRJ no local. No mesmo mês, o ministro visitou o Complexo e confirmou o compromisso com a construção da unidade.
Por: Agência Gov, com informações do Planalto
Texto: Nei Pereira
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte