Conheça a história de Arthur, que luta contra câncer há seis anos e realiza tratamento inovador com células CAR-T-cell
Paciente oncológico é acompanhado pelo hospital da Rede Ebserh em Campina Grande (PB),o HUAC-UFCG, única unidade pública da Paraíba em oncopediatria.
Ao ser diagnosticado com o câncer, muitos acreditam que é uma sentença de morte ou não tem mais esperança de dias melhores na sua vida. Porém, não é a realidade de pacientes como Arthur Cardoso Araújo, de 9 anos, em acompanhamento no Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que demonstra fé, alegria e resiliência, ao batalhar contra a leucemia linfoide aguda há mais de seis anos.
Atualmente, Arthur está realizando acompanhamento médico de rotina na Unidade Hospitalar em Campina Grande – PB, O que nós chamamos de acompanhamento fora de tratamento. Ele faz exames laboratoriais e consultas médicas de rotina, ressalta a médica oncologista do HUAC, Januária Nunes Lucena.
O garoto é o primeiro paciente do Nordeste a realizar tratamento com a medicação produzida pelo laboratório nacional, já enfrentou transplantes de medula óssea, tratamento quimioterápico e atualmente realiza a terapia inovadora com células CAR-T- Cell. A técnica consiste em um medicamento preparado com as células de defesa (linfócitos T) extraídas do paciente e modificadas em laboratório para que, ao serem devolvidas para o paciente, possam combater o câncer.
No Brasil, o CAR-T Cell foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para patologias como leucemia linfoblástica aguda em pacientes de até 25 anos e linfomas difusos de grandes células B em pacientes adultos. No entanto, a terapia requer uma qualificação específica, de acordo com as resoluções da Anvisa e da empresa farmacêutica responsável. Fatores como experiência, protocolos internos alinhados, excelência do corpo clínico, infraestrutura e modernidade, são analisados.
A mãe de Arthur, Adriana Bento, acompanha o filho nas viagens entre Campina Grande e Ribeirão Preto, e mostra confiança no tratamento, que deve demorar 15 anos. O tratamento de Arthur é realizado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.
Arthur é natural de Juazeirinho – PB, cidade distante a 80 km de Campina Grande, não tem medo de viajar de avião, sonha em ser completamente curado do tumor, se tornar um vaqueiro e conhecer o cantor Mano Valter.
15 de fevereiro
O Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, lembrado em todo o mundo em 15 de fevereiro, deixa um alerta sobre sinais e sintomas da doença. A data, criada em 2002, pela Childhood Cancer International , simboliza uma campanha global para conscientizar sobre o câncer infantil e expressar apoio às crianças e adolescentes e suas famílias.
Atendimento
Além de todos os recursos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para o combate ao câncer infantil, o Ministério da Saúde ressalta que é preciso humanizar ao máximo o atendimento.
Cuidados
É importante que o paciente oncológico continue o acompanhamento nas unidades hospitalares por um tempo estimado de 10 anos após o fim do tratamento, como ressalta a médica oncologista pediatra do HUAC, Januária Nunes Lucena. Durante o período, podem ocorrer as chamadas recaídas ou recidivas, termos utilizados para designar quando o (s) tumor (es) reaparece (m) no paciente.
HUAC
O HUAC é o único hospital público da Paraíba em oncopediatria. O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte