Economia

Coordenadora da Trilha de Finanças apresenta objetivos para encontro do G20 em SP

Em briefing para a imprensa, Tatiana Rosito ressaltou esforços para alcançar consenso global sobre questões econômicas e humanitárias durante o evento

26/02/2024 13:56
Coordenadora da Trilha de Finanças apresenta objetivos para encontro do G20 em SP
Foto: Audiovisual/G20

 

A embaixadora Tatiana Rosito, coordenadora da Trilha de Finanças do G20 e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, apresentou, na manhã desta segunda-feira (26/2), os objetivos e a agenda de discussões para o encontro de ministros e vice-ministros de Finanças, presidentes e vice-presidentes de Bancos Centrais, que acontece até a próxima quinta-feira (29/2), em São Paulo.

De acordo com Rosito, esta segunda reunião se concentrará na análise das atividades realizadas pelos Grupos de Trabalho da Trilha de Finanças de dezembro até aqui. A primeira reunião do grupo sob presidência do Brasil aconteceu no fim do ano passado, no palácio do Itamaraty, em Brasília.

A coordenadora enfatizou a expectativa global em relação ao G20 como principal foro de cooperação econômica internacional. “Queremos trabalhar com todos os países membros, convidados e organizações internacionais para impulsionar consensos em relação aos principais desafios da economia global e também da humanidade”, afirmou.

Parte do encontro, explicou Rosito, será dedicada à negociação de uma declaração conjunta. “Nestes dois dias vamos negociar uma proposta de comunicado que será considerada na reunião ministerial para sua adoção”, explicou, antecipando os preparativos para a reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais, que ocorre na quarta (28/2) e quinta-feira (29/2).

Segundo Rosito, as prioridades do Brasil no G20 incluem o combate à fome, à pobreza e às desigualdades. A coordenadora ressaltou que o país vai enfatizar também a importância do desenvolvimento sustentável e a necessidade de uma reforma da governança internacional.

“O Brasil acredita que o G20 é um fórum fundamental para avançar consensos globais pela sua representatividade, diversidade e porque já demonstrou sua capacidade de reação às crises ao longo dos anos”, destacou, sublinhando a oportunidade única de diálogo e cooperação que o fórum oferece diante de múltiplas crises globais.

Delegações e lideranças confirmadas

De acordo com Rosito, a reunião contará com aproximadamente 450 delegados de membros do G20, países convidados e organizações internacionais. Além das delegações dos países-membros e nações convidadas, já confirmaram presença na reunião ministerial e de presidentes dos Bancos Centrais Janet Yellen, Secretaria do Tesouro dos Estados Unidos; Christian Lindner, Ministro de Finanças da Alemanha; Albert Muchanga, comissário para o Comércio e Indústria da União Africana; Sri Indrawati, ministra das Finanças da Indonésia, e Luis “Toto” Caputo, ministro da Economia da Argentina.

Representantes de alto nível de 16 organizações e bancos multilaterais também estarão presentes no evento. Entre eles, Dilma Rousseff, presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento; Ajay Bang, presidente do Banco Mundial; Ilan Goldfajn, Banco Inter-americano de Desenvolvimento (BID); Kristalina Georgieva, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), e Jin Liqun, presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura.

Por: Ministério da Fazenda 

Link: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/coordenadora-da-trilha-de-financas-apresenta-objetivos-para-encontro-do-g20-em-sp
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte