Tome Nota: assista ao 5° episódio no Canal Gov
Na reta final das inscrições do Concurso Público Nacional Unificado, o programa esclarece dúvidas de quem ainda vai se inscrever e dos que já estão se preparando para a prova
O prazo para se inscrever no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) vai até 9 de fevereiro. Mais de 1,5 milhão de pessoas já estão no páreo para concorrer às 6.640 vagas oferecidas em 21 órgãos públicos federais. O Canal Gov produz a série Tome Nota, um boletim especial preparado para levar aos candidatos as principais informações sobre o processo seletivo.
Neste episódio, o assessor do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Pedro Assumpção, tira dúvidas que vão de detalhes do edital a atribuições de cargos, preparação para a prova e cálculo das notas.
Um dos questionamentos apresentado foi sobre a possibilidade de fazer a prova de mais de um bloco temático, e Pedro Assumpção esclareceu que isso não é viável. “A reflexão do candidato sobre qual bloco mais se aproxima da sua trajetória profissional e acadêmica e onde ele se enxerga melhor dentro do Governo Federal foi uma das principais razões para dividirmos as diferentes vagas em blocos. Então, cada candidato poderá fazer a prova de apenas um bloco”, respondeu.
Em relação à distribuição de cargos, o assessor destacou que os postos de trabalho para o serviço público não estão apenas em Brasília (DF). E chamou a atenção para órgãos em que as vagas disponíveis têm boa distribuição regional como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e para o cargo de auditor-fiscal do trabalho.
Quanto à divulgação da relação da concorrência de candidato por vaga, Pedro Assumpção explicou que essa informação será disponibilizada somente após o encerramento das inscrições. “Não é a relação candidato vaga o principal atributo que gostaríamos de induzir os candidatos a escolherem em que bloco eles vão estar. O que queremos fazer é com que as pessoas pensem na sua vocação dentro do serviço público”, afirmou.
Já sobre a preparação para a prova, Pedro Assumpção lembrou que os conteúdos têm pesos diferentes de acordo com o cargo escolhido pelo candidato. “Foque seus estudos naqueles conteúdos que, efetivamente, vão ter maior peso para o cargo que você deseja”, indicou.
O assessor do MGI recomendou aos candidatos que não deixem a inscrição para o último dia, para que possam fazê-la com calma.
Assista pelo YouTube do Canal Gov a íntegra da 5ª edição do Tome Nota:
Para assistir as demais edição do Tome Nota, basta acessar o Canal Gov, clicando aqui.
Por: Agência Gov
Texto: Yara Aquino
Edição: Daniella Cambaúva
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte