Cultura no PPA: representantes do Hip Hop Nacional querem engajamento na participação social
Rapper disse que hip hop vai articular a cultura, a educação, a segurança e dialogar com a comunidade
Representantes do Movimento Hip Hop Nacional estiveram na Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República para uma devolutiva do PPA Participativo e conversaram sobre o processo de participação social nas políticas públicas do governo federal.
O desenvolvimento de uma “Política Nacional para a Cultura Hip Hop” foi a terceira proposta mais votada no Ministério da Cultura (MinC), com 1.247 votos, no PPA Participativo (Plano Plurianual 2024-2027) realizado pelo governo federal no ano passado para estabelecer prioridades, programas e metas para os orçamentos anuais da União nos próximos quatro anos. A proposta foi incorporada como Medida Institucional, que está sob responsabilidade da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC.
O rapper Rafael dos Santos, Rafa Rafuagi, destacou que as articulações do Hip Hop são transversais e precisam estar conectadas com o território. “O hip hop vai articular a cultura, mas também a educação, a segurança, dialogar com a comunidade”, reforçou.
O diretor de Planejamento e Orçamento da Secretaria Nacional de Participação Social, Ubiratan de Souza, ressaltou a importância da participação social para garantir a execução orçamentária e a efetiva implementação da política. “É no orçamento anual que o povo pode decidir qual a prioridade de investimento e de serviço público. As políticas de valorização e investimento no Hip Hop poderão contar com programa e ação no orçamento e assim garantir a sua execução”, afirmou.
Por: Secretaria Geral da Presidência da República
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte