Dois assentamentos são criados na Bahia para beneficiários da reforma agrária
Esses são os primeiros assentamentos criados pelo Incra no estado em 2024
Os assentamentos Serrote da Porteira II e Fazenda Barra II na Bahia tiveram suas portarias de criação publicadas nesta quinta-feira (29/02), no Diário Oficial da União (DOU). As novas áreas totalizam 1,1 mil hectares e irão contemplar 35 famílias como beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
Situados, respectivamente, nos municípios baianos de Sítio do Quinto e Adustina, no território de identidade do Semiárido Nordeste II, esses são os primeiros assentamentos criados pelo Incra no estado em 2024.
Potencialidades
O Fazenda Barra II possui 640,6 hectares e capacidade para a delimitação de 20 lotes previstos em 23 hectares cada. De acordo com o Estudo de Capacidade de Renda (ECGR) da área, há potencial de viabilidade para a pecuária leiteira e para a produção de grãos de milho, sorgo e feijão.
Também com aptidão para a pecuária leiteira, o Serrote da Porteira II tem área de 461,9 hectares e capacidade para assentamento de 15 unidades familiares, com estimados 25 hectares cada.
Fases
Após o ato de criação das áreas de reforma agrária, o passo seguinte será a abertura dos editais dos processos seletivos com o objetivo de selecionar as famílias beneficiárias.
De acordo com o chefe de Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra na Bahia, Adelson Gomes, ainda não há uma data estabelecida para a publicação dessas seleções.
Por: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte