Ministra Cida Gonçalves participa de diálogo com mulheres da comunidade Papelão, em Recife
Escuta foi em torno das dificuldades enfrentadas pelas moradoras que sobrevivem, basicamente, da reciclagem
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, desembarcou em Recife, nesta quinta-feira (22), e a primeira agenda foi a escuta de moradoras da Comunidade do Papelão, em meio a palafitas no centro da capital pernambucana, no bairro São José. Cerca de 100 mulheres estiveram presentes e fizeram uma caminhada com a ministra para mostrar algumas casas da comunidade.
O momento de escuta ocorreu no projeto Cozinha Popular, fruto de uma ação desenvolvida durante a pandemia de Covid – o Mãos Solidárias – e que foi retomado em dezembro do ano passado. A conversa girou em torno das dificuldades enfrentadas pelas cerca de 900 famílias, 500 delas chefiadas por mulheres, que ali vivem em condições precárias de moradia e habitação, e sobrevivem da reciclagem.
“Nós estamos construindo um processo de ouvir as principais demandas das mulheres, onde elas estão, como se organizam, quais saídas encontraram para sobreviver durante esses últimos anos. Então, estou aqui para ouvir, escutar, conhecer a realidade das mulheres de palafitas”, disse Cida Gonçalves durante a visita.
Os problemas mais citados pelas mulheres à ministra estão relacionados à saúde e habitação. “As mulheres que vivem à beira do rio têm mais problemas de saúde, por conta da umidade. Vamos colocar isso como demanda nacional, trabalhando junto aos estados e municípios. Estarei visitando outras palafitas. Estou começando por essa, mas devo visitar a de Manaus, a de Belém, de diversos lugares do país para que possamos pensar numa política nacional para as mulheres que moram nesses lugares. Essa é uma demanda feita pessoalmente a mim pelo presidente Lula”, destacou Cida Gonçalves.
O problema da moradia digna da comunidade será solucionado em breve, com a entrega de 448 novas unidades habitacionais dos residenciais Vila Brasil I e II, no bairro da Joana Bezerra. Parte da obra recebeu investimentos da Caixa Econômica Federal da ordem de R$ 27 milhões e outra parte da Prefeitura. As famílias contempladas receberão suas moradias de forma gratuita por conta da vinculação com a obra do PAC, do governo federal, para a navegabilidade do Rio Capibaribe. A parte da comunidade não contemplada terá a região de moradia urbanizada.
Um dos grandes questionamentos dos moradores da localidade é um espaço reservado para continuarem com seus trabalhos de recicladores, principalmente no papelão, se nos apartamentos não há condições de juntar o material que garante a sobrevivência de muitas dessas famílias.
Recife é uma das cidades brasileiras com maior número de palafitas (habitação construída sobre troncos ou pilares, muito comum em áreas alagadiças). Atualmente, são mais de 50 comunidades que se amontoam nas margens dos rios que cortam a cidade. Do outro lado da favela do Papelão, uma outra comunidade denominada Coelhos, conhecida também como Coque, tem grande quantidade de palafitas.
AGENDA – A ministra Cida Gonçalves permanece em Pernambuco até sábado (24). Na agenda, ainda constam assinatura de acordos de cooperação técnica para a construção de unidades da Casa da Mulher Brasileira de Recife, Petrolina e de Caruaru; a participação na instalação da Câmara Técnica de políticas públicas para as mulheres do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio Nordeste; e Inauguração do Centro de Qualificação para Mulheres de Caruaru/PE.
Por: Ministério das Mulheres
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte