Ministério da Pesca e Aquicultura vai ao MS e a SP para apoiar aquicultores
Durante a visita aos estados, o ministro teve a oportunidade de conhecer de perto o potencial do setor e ouvir as demandas dos produtores de tilápia
Em visita ao interior do Mato Grosso do Sul e São Paulo, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, enfatizou o apoio do Ministério aos aquicultores da região. Durante a visita, o ministro teve a oportunidade de conhecer de perto o potencial do setor e ouvir as demandas dos produtores de tilápia.
A suspensão oficial da importação da tilápia do Vietnã - até que seja revisto o protocolo sanitário - assinada pelo ministro Carlos Fávaro da pasta da Agricultura e Pecuária foi uma medida, defendida pelo MPA, é uma grande vitória para o setor e tranquilidade para os produtores, uma vez que evita possíveis riscos sanitários e representa um avanço significativo para toda cadeia produtiva.
Durante a agenda, o ministro André de Paula teve a oportunidade de conhecer diversas empresas do setor. Na Tilabras, localizada no reservatório de Jupia (MS), o ministro pôde conhecer a fazenda, que possui 79 tanques de cultivo e tem como meta a despesca de 12 mil toneladas em 2024. A empresa se destaca por não utilizar antibióticos em sua produção, sendo a única no Brasil com essa prática.
Outra agenda importante foi à BTJ, no reservatório de Ilha Solteira (SP), onde o ministro assinou um contrato de cessão de águas da União para fins de aquicultura. Essa medida pode aumentar a capacidade de produção da empresa em 12%, que atualmente gera 200 empregos diretos e tem foco no investimento em tecnologia e inovação para melhorar a cadeia produtiva da tilápia.
Na Global Peixe, produtora de alevinos juvenis de tilápia, o ministro acompanhou a vacinação das tilápias jovens. Essa empresa, que emprega 45 pessoas e produz cerca de 80 milhões de alevinos por ano, é responsável por movimentar outros setores, como o farmacêutico, de maquinário e de ração.
Em outro encontro no grupo Âmbar do Amaral, em Santa Fé do Sul (SP), o ministro assinou mais dois contratos de cessão de uso de águas da União. Essa medida beneficiará produtores como Fabio César, da Fam, que pretende expandir sua produção de tilápia em Santa Clara (SP), gerando mais empregos diretos, e a Supreme do Brasil, que aguardava por essa oportunidade desde 2010 e atualmente produz 1.300 toneladas por ano.
A visita do Ministro da Pesca e Aquicultura demonstrou o compromisso do MPA com o desenvolvimento e o fortalecimento do setor aquicultor, proporcionando apoio e incentivando o crescimento sustentável da produção de tilápia em todo Brasil.
Por: Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte