Dia da internet segura: Gestão apresenta ações inovadoras em segurança da informação e privacidade
Data é celebrada em mais de 200 nações e está em sua 21ª edição global e na 16ª no Brasil
Em São Paulo, evento realizado pela Safernet Brasil, com correalização do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em comemoração ao dia da internet segura, contou com a participação da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que apresentou o trabalho institucional desenvolvido pela secretaria, com foco na segurança e privacidade de informações.
O dia da internet segura é uma data comemorativa celebrada em mais de 200 nações, e está em sua 21ª edição global e na 16ª no Brasil. O objetivo da celebração é mobilizar atores públicos e privados na promoção de ações de conscientização sobre o uso seguro, ético e responsável das tecnologias da informação e comunicação.
No primeiro dia do evento, que aconteceu nos dias 6 e 7 de fevereiro, Leonardo Rodrigo Ferreira, diretor de Privacidade e Segurança da Informação, do MGI, falou sobre o crescimento do GOVBR, ferramenta institucional que oferece serviços digitais ao cidadão brasileiro.
De acordo com Leonardo, os desafios da Secretaria de Governo Digital são grandes e envolvem não apenas a estruturação dos órgãos, o nível de maturidade de cada um deles, mas também o letramento digital do cidadão, quem nem sempre tem o conhecimento necessário para utilizar a internet de forma segura.
Na oportunidade, o diretor falou sobre o Centro de Excelência em Privacidade e Segurança, quetem como um dos seus objetivos disseminar conhecimentos sobre as boas práticas nas temáticas de privacidade e segurança da informação, e irá ampliar o alcance das diversas recomendações sobre o uso seguro da Internet.
“Estamos no momento inicial para lançar nosso centro de excelência em privacidade e segurança do governo digital. Quando a gente olha para esse centro de excelência, ele tem uma missão clara de gerar conhecimento, ações de capacitação e construção de redes. Existem três pilares no centro de excelência, um deles é educação, e isso se conecta com esse evento da internet segura; além de um pilar de pesquisa e inovação, e o terceiro pilar é ligado à busca por parcerias”, esclareceu.
Atuação institucional
Atualmente, a Secretaria de Governo Digital é o órgão central para um conjunto de mais de 200 órgãos. Nesse universo institucional, a capacidade de operação é grande e atende a todos os órgãos não só do ponto de vista estratégico, mas também com orientação nos critérios de privacidade e segurança.
Guias
Durante o evento, o Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação do Governo Digital (CEPS GOV.BR), divulgou os fascículos e guias produzidos pelo CERT.br. Os materiais estão disponíveis em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/privacidade_e_seguranca/centro-de-excelencia-em-privacidade-e-seguranca.
Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte