Relações exteriores

Haddad comanda primeira reunião do G20 com ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais

Encontro será precedido pela 2ª Reunião de Deputies de Finanças; autoridades farão briefings para informar sobre o andamento das reuniões

22/02/2024 14:07
Haddad comanda primeira reunião do G20 com ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A cidade de São Paulo sediará a primeira reunião em nível ministerial da Trilha de Finanças do G20. Entre os dias 28 e 29 de fevereiro, ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais dos países membros se reúnem no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, representarão o Brasil.

O encontro será precedido da segunda reunião de deputies , representantes em nível vice-ministerial de Finanças e bancos centrais, nos dias 26 e 27, no mesmo local. Nesse encontro, o Ministério da Fazenda será representado pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais da pasta e coordenadora da Trilha de Finanças. A secretária fará um briefing de abertura para a imprensa, às 8h30 da segunda-feira (26/2). Os próximos briefings e informações de agenda serão divulgados sempre diariamente.

Além do briefing inicial, feito pela coordenadora da Trilha de Finanças, haverá briefings diários a serem anunciados ao longo dos eventos. As reuniões entre os representantes dos membros são fechadas.

A Trilha de Finanças do G20 propôs uma agenda que se inicia com o debate sobre o papel de políticas públicas no combate às desigualdades, em linha com as prioridades gerais do Brasil no G20.

A reunião ministerial também traz à tona as perspectivas globais sobre aspectos macroeconômicos, como crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira. Trata-se de debates em busca de melhores práticas para lidar com a dívida global crescente e financiamento para o desenvolvimento sustentável, taxação internacional e como as nações vislumbram o setor financeiro para um futuro próximo.

Com as participações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o primeiro encontro de deputies da Trilha de Finanças aconteceu em dezembro de 2023, em Brasília. Na ocasião, também houve o primeiro encontro conjunto da Trilha de Sherpas e Finanças, mostrando o comprometimento da presidência brasileira no G20 em propor soluções construídas pelo diálogo entre as trilhas.

Confirmações

Entre membros e convidados, 27 delegações já confirmaram presença na 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais. A Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen; o Ministro de Finanças da Alemanha, Christian Lindner; o comissário para o Comércio e Indústria da União Africana, Albert Muchanga; a ministra das Finanças da Indonésia, Sri Indrawati; e o ministro da Economia da Argentina, Luis “Toto” Caputo, confirmaram presença e devem vir ao encontro.

Destaca-se que representantes de alto nível de 16 de organizações e bancos internacionais, convidados oficiais de toda a Trilha de Finanças, também estarão presentes no evento. Dentre eles, a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff; o presidente do Banco Mundial, Ajay Bang; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn; a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva; e o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun.

Membros e convidados que confirmaram presença na reunião
África do Sul
Alemanha
Angola
Arábia Saudita
Argentina
Austrália
Canadá
China
União Europeia
Coreia do Sul
Egito
Emirados Árabes
Espanha
Estados Unidos
França
Índia
Indonésia
Itália
Japão
México
Nigéria
Noruega
Portugal
Reino Unido
Rússia
Singapura
Suíça
Turquia
União Africana

Por: Ministério da Fazenda

 

Link: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/haddad-comanda-primeira-reuniao-do-g20-com-ministros-de-financas-e-presidentes-de-bancos-centrais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte