HUB recebe visita da ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação da Angola
Objetivo é conhecer a experiência de gestão da Ebserh para a criação de um novo hospital universitário angolano
A experiência de gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai contribuir para a implantação de um novo hospital universitário na Angola. E para conhecer de perto essa experiência, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação do país esteve, nesta segunda-feira (26), no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), um dos 41 hospitais universitários brasileiros geridos pela Ebserh.
“A visita teve o objetivo de conhecer nossa experiência de adesão à Ebserh e contribuir na organização do hospital universitário da Angola. É uma colaboração importante e mais uma forma de cumprir o papel da Ebserh de fazer essa integração com outros países”, afirmou a superintendente do HUB, Elza Noronha, que estava acompanhada da equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa e do gerente Administrativo do hospital.
O ministério angolano está se preparando para criar um novo hospital universitário no país, que será vinculado à Universidade Agostinho Neto, em Luanda. “Já tivemos um hospital universitário no país, mas estamos em um momento diferente e todos os desafios que existem, principalmente os relacionados à gestão, nos preocupam muito. Como o Brasil já tem um histórico significativo e viveu essa transição com a criação da Ebserh para a gestão dos hospitais universitários federais, queremos conhecer essa experiência para nos ajudar no nosso modelo de gestão”, explicou a ministra angolana, Maria do Rosário Bragança.
Além da ministra, participaram da visita ao HUB outros 13 representantes do ministério da Angola. Eles receberam diversas informações sobre o funcionamento do hospital e conheceram algumas áreas da instituição, como a simulação realística e a Unidade da Criança e do Adolescente (UCA). A comitiva fica no Brasil até o dia 29 de fevereiro e vai conhecer também um hospital universitário em São Paulo. Essa primeira visita representa o início de uma parceria com o HUB, que deve se estender pelos próximos meses para contribuir durante todo o processo de construção do novo hospital universitário da Angola.
Outras parcerias
Em novembro do ano passado, uma comitiva do ministério da Saúde da Angola também esteve no Brasil e visitou a sede da Ebserh, o HUB e outros três hospitais da rede. As visitas fazem parte da Cooperação Sul-Sul, uma parceria entre países em desenvolvimento no Sul Global e que tem a Ebserh como participante. A iniciativa prestada pelo Brasil é centrada no fortalecimento institucional dos parceiros internacionais, condição fundamental para que a transferência e a absorção dos conhecimentos sejam efetivadas. Sem fins lucrativos e desvinculada de interesses comerciais, a cooperação técnica pretende compartilhar êxitos e melhores práticas nas áreas demandadas pelos países parceiros. O Brasil mantém relações de cooperação técnica com a América Latina, Caribe e África, com atuações pontuais na Ásia e Oceania.
Sobre a Ebserh
O HUB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte