Lula discursa na 37ª Cúpula da União Africana
Na capital da Etiópia, Adis Abeba, o presidente da República participa de agendas oficiais para ampliar a parceria comercial e diplomática com o país
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, discursou na manhã deste sábado (17/02), na 37ª Cúpula da União Africana, na capital Adis Abeba, na Etiópia. Em seu discurso destacou a importância da união entre os países para a redução das desigualdades e a construção de uma aliança global para superar os desafios da fome, pobreza, mudanças climáticas e trazer paz ao mundo.
"É com grande alegria que volto à África, agora novamente como presidente do Brasil, para me dirigir aos líderes da União Africana. Venho para reafirmar a parceria e o vínculo do nosso País e do nosso povo com este continente irmão. A luta africana tem muito em comum com os desafios do Brasil. Nós, africanos e brasileiros, precisamos traçar nossos próprios caminhos na ordem internacional que surge. Precisamos criar uma nova governança global, capaz de enfrentar os desafios do nosso tempo", afirmou o presidente.
Para Lula, não haverá estabilidade e democracia, com fome e desemprego. "É inadmissível que um mundo capaz de gerar riquezas da ordem de US$ 100 trilhões de dólares por ano conviva com a fome de mais de 735 milhões de pessoas. Estamos criando no G20 a Aliança Global contra a Fome, para impulsionar um conjunto de políticas públicas e mobilizar recursos para o financiamento dessas políticas", destacou, complementando que "o momento é propício para resgatar as melhores tradições humanistas dos grandes lideres da descolonização africana".
A 37ª Cúpula da União Africana acontece neste sábado (17/02) e domingo (18/02), e conta também com uma comitiva de ministros do governo brasileiro. Acompanhe a cobertura completa da agenda internacional no Canal Gov.
DIPLOMACIA - A visita a Etiópia integra o processo de relançamento da política externa do Governo Federal para países africanos. A Etiópia é o segundo país mais populoso da África, com 125 milhões de habitantes, e a quinta maior economia do continente, com crescimento de mais de 6% em 2023. Além disso, a nação se integrou ao BRICS no início deste ano e a União Africana, que tem sede em Adis Abeba, se tornou membro permanente do G20.
RELAÇÕES BILATERAIS - As relações diplomáticas entre Brasil e Etiópia foram estabelecidas em 1951. Os dois países já tiveram iniciativas em conjunto voltadas para técnicas de produção agrícola em regiões semiáridas; compartilhamento de experiências em biocombustíveis; irrigação agrícola em pequena escala; alimentação escolar; saneamento básico e manejo sustentável de florestas. Hoje, há cinco projetos de cooperação em andamento nas áreas agrícola e de segurança alimentar.
No comércio bilateral, o fluxo de negócios entre os dois países em 2023 foi de US$ 23,8 milhões, quase tudo em exportação de produtos brasileiros, especialmente combustíveis, máquinas agrícolas e produtos industrializados. Para ampliar isso, o Brasil mandou em dezembro de 2023 uma missão empresarial para a Etiópia, que contou com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da ApexBrasil e representantes da iniciativa privada brasileira.
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte