MDHC e MinC abrem inscrições para pontos de exibição da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Interessados em exibir os filmes na Mostra Difusão podem se credenciar até o dia 23 de fevereiro, em formato virtual, por meio do Mapa da Cultura
Desde quinta-feira (15), estão abertas as inscrições para o credenciamento de pontos de exibição e cineclubes interessados em participar da Mostra Difusão, que integra a programação da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. A iniciativa é do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Por meio de formulário eletrônico na página "Mapa da Cultura" , as inscrições devem ser feitas até o dia 23 de fevereiro.
A Mostra Difusão integra a programação da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que teve início em dezembro de 2023, no Cine Arte UFF, em Niterói (RJ). Com o tema "Vencer o ódio, semear horizontes", o objetivo do evento é fomentar discussões sobre questões como prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia, combate ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação.
Para a assessora especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, Letícia Cesarino, o relançamento da mostra significou uma retomada da agenda no Brasil. “Para nós é muito importante porque a mostra ficou quatro anos sem acontecer e agora a gente conseguiu não só refazê-la, como também retomar a parceria com o Ministério da Cultura. Esse evento é a junção das duas dimensões que trabalhamos que é a educação em direitos humanos e a cultura em direitos humanos”, explicou.
Já a chefe de Divisão de Políticas para Cineclubismo e Pontos de Exibição da Secretaria do Audiovisual do MinC, Thay Limeira, comentou sobre a expectativa de abrangência da ação conjunta. "Nós, do Ministério da Cultura, queremos chegar aos quatro cantos do Brasil com os pontos de exibição e cineclubes com a perspectiva de debater, refletir e também sonhar novos horizontes para a construção da nossa democracia como país e como cidadão", explicou a gestora ao destacar a identidade cultural nacional e à defesa do acesso aos bens culturais.
Ainda segundo ela, a Mostra contempla 18 filmes entre longas e curtas que vão tratar de temas como: direitos de mulheres, idosos, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+. “Os filmes chegam ao público a partir desses pontos de exibição em todo o país. Esperamos receber cerca de 300 desses pontos durante o período da Mostra”, vislumbrou.
O que são pontos de exibição
A Secretaria do Audiovisual considera pontos de exibição instituições educacionais, museus, bibliotecas, coletivos e equipamentos culturais, movimentos sociais, associações, cooperativas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), pontos de cultura, entre outros espaços e iniciativas culturais que realizam atividades abertas à comunidade e público em geral.
O evento acontece entre os dias 25 de março e 24 de abril, sendo transmitido gratuitamente pela plataforma de streaming Innsaei.tv.
Qualificação
Para participar da Mostra Difusão, os pontos de exibição e cineclubes devem possuir equipamentos de projeção e sonorização, além de acesso à internet banda larga para reproduzir os filmes direto da plataforma de streaming InnSaei.tv.
Iniciativa
A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma realização conjunta dos Ministérios da Cultura (MinC) e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A iniciativa está alinhada com o Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3), que busca ampliar e diversificar a produção de materiais pedagógicos e didáticos para educação em direitos humanos, e com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), que visa popularizar os direitos humanos por meio de produções culturais.
Serviço
Inscrições: de 15 a 23 de fevereiro
Link para inscrições: https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2125/
Data da Mostra Difusão: 25 de março a 24 de abril
E-mail de contato: 13mcdh.difusao@cultura.gov.br
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte