Governo investirá mais de R$ 29 milhões na compra de veículos para atendimento socioassistencial
Valor será destinado para a aquisição de 150 caminhonetes com o objetivo de melhorar o serviço à população em vulnerabilidade
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) garantiu a compra de 38 veículos destinados ao Programa de Mobilidade de Assistência Social (MobSUAS), com a previsão de adquirir outras 112 caminhonetes. O valor total do investimento será de R$ 29,3 milhões. O MobSUAS permite aprimorar o atendimento realizado à população em vulnerabilidade, de acesso precário ou inexistente a serviços públicos, com fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e qualquer outra situação de vulnerabilidade ou risco social.
Os veículos ficarão à disposição de unidades da Rede de Assistência Social, tais como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Centro Dia e unidades de acolhimento.
As unidades atendem especialmente famílias inscritas no Cadastro Único; beneficiárias do Programa Criança Feliz; gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social; idosos e pessoas com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e pessoas em situação de rua.
A entrega dos veículos representa uma inovação ao garantir o atendimento socioassistencial de modo proativo, protetivo e preventivo, assegurando o acesso a direitos e proporcionando a superação das vulnerabilidades enfrentadas pelo público da assistência social, promovendo o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo desses indivíduos.
As unidades servem para o transporte de usuários e das equipes de referência, com o objetivo específico de oferecer as condições necessárias de mobilidade, acessibilidade e transporte das pessoas atendidas e dar melhores condições de prestação de serviços por parte dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte