MEC discute educação e ensino na Amazônia
Conferência de Estudos, Pesquisas e Compartilhamento de Saberes teve participação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Visando atender aos requisitos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente na área da Educação, a “Conferência de Estudos, Pesquisas e Compartilhamento de Saberes: Educação e Ensino” busca proporcionar aos professores e alunos, dos níveis básico e superior, momentos de formação e intercâmbio de experiências com docentes da rede pública de ensino na Região Amazônica.
Realizado em 7 e 8 de fevereiro, o encontro tem o objetivo de discutir temas ligados às áreas de Ensino e Educação, particularmente com foco na sociodiversidade da Amazônia, na formação de professores, nas experiências educativas, nos saberes e na cultura da região. A diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Wilma Coelho, esteve presente no evento. Ela defendeu o investimento na formação dos professores e em pesquisas para garantir um ambiente mais igualitário e com menos preconceitos.
Segundo a diretora, é necessário “ampliar as pesquisas e estudos para entender a complexidade das relações sociais, algumas das quais baseadas no racismo estrutural-institucional, pois essa é uma demanda, também, do nosso tempo e uma pauta da política educacional. Esse tipo de racismo não se limita a manifestações de preconceito individuais, como a literatura especializada registra, mas está profundamente enraizado nas estruturas e instituições da sociedade, perpetuando desigualdades com base na raça-etnia”.
O evento, transmitido on-line no YouTube, conta, ainda, com a participação de especialistas externos à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), docentes da rede básica de Educação do estado do Amazonas, docentes dos cursos de graduação de pedagogia, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED), do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC), e doutorandos em Educação na Amazônia (Educanorte).
Por: Ministério da Educação (MEC)
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