Igualdade racial

Ministério da Igualdade Racial participa da 37ª Cúpula da União Africana, em comitiva do Governo Federal

Ministra Anielle Franco participará de reuniões bilaterais com lideranças de países africanos

16/02/2024 18:31
Ministério da Igualdade Racial participa da 37ª Cúpula da União Africana, em comitiva do Governo Federal

 

O Ministério da Igualdade Racial, liderado pela ministra Anielle Franco cumpre agendas na Etiópia até o próximo dia 18.  A missão internacional tem como objetivo principal a participação na 37ª Cúpula da União Africana que acontece neste sábado (17), na capital Adis Abeba. A chefe da pasta da Igualdade Racial acompanhou o presidente Lula, ao lado de outros ministros, de reunião bilateral com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed.  

O primeiro dia de agendas contou com uma visita ao memorial aos heróis da batalha de Ádua, que marca a resistência dos Etíopes contra a colonização. No local, a comitiva do governo brasileiro foi recebido pela prefeita de Adis Abeba, Adanech Abebe, e pelo Ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide. 

A equipe do MIR, por meio da Diretoria de Combate ao Racismo, tem feito diálogos com a Universidade de Adis Abeba para expandir o programa Caminhos Amefricanos para a Etiópia. A ideia é que o país se torne mais um dos destinos de estudantes brasileiros de licenciatura e professores da educação básica.  

A visita integra o processo de relançamento da política externa do Governo Federal para países africanos. A Etiópia é o segundo país mais populoso da África, com 125 milhões de habitantes, e a quinta maior economia do continente, com crescimento de mais de 6% em 2023. Além disso, a nação se integrou ao BRICS no início deste ano e a União Africana, que tem sede em Adis Abeba, se tornou membro permanente do G20.

Por: Ministério da Igualdade Racial

Link: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/ministerio-da-igualdade-racial-participa-da-37a-cupula-da-uniao-africana-em-comitiva-do-governo-federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte