Ministério cria painel com informações sobre a Rede de Atendimento à Mulher
Ferramenta divulga os mais de 2,5 mil pontos de atenção às mulheres em todo o País e os serviços oferecidos em cada unidade
Uma live com a participação da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, marcou o lançamento do Painel Ligue 180, uma ferramenta interativa que facilita o acesso da população e de gestores e gestoras às informações sobre a Rede de Atendimento às Mulheres.
“Esse Painel demonstra a prioridade que o governo do presidente Lula dá à redução das desigualdades sociais e de gênero e o acesso à informação é um importante passo rumo aos nossos objetivos”, destacou a ministra, nesta quinta-feira (08/02).
Transmitida pelo canal do Ministério das Mulheres, no Youtube, a live também contou com a participação da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau, e da coordenadora-geral da Rede de Atendimento à Mulher - Ligue 180, Ellen Costa.
“Estamos lançando o Painel Ligue 180 neste momento que antecede o carnaval, então quem vai curtir a festa já pode entrar no nosso painel e pegar essas informações para pular com segurança”, enfatizou a coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen Costa.
Na ferramenta, é possível encontrar mais de 2,5 mil pontos de atenção às mulheres espalhados por todo o País. São Delegacias Especializadas e Núcleos ou Postos de Atendimento à Mulher em Delegacias Gerais; Núcleos da Mulher nas Defensorias Públicas (NUDEM); Promotorias Especializadas e Núcleos de Gênero nos Ministérios Públicos; Juizados e Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Centros de Referência e de Atendimento à Mulher (CRAMs, CEAMs etc.); Casas Abrigo, Casas de Acolhimento Provisório e Casas-de-Passagem; Serviços de Saúde a Pessoas em situação de violência sexual; Casa da Mulher Brasileira; e Patrulhas Maria da Penha.
Caso o internauta conheça algum serviço que não esteja cadastrado na plataforma online ou que, mesmo cadastrado, tenha sido fechado, poderá solicitar a atualização da informação diretamente na ferramenta.
“É muito importante que a sociedade se envolva nessa luta contra uma epidemia de violência contra as mulheres, que todos denunciem e se posicionem. O painel do Ligue 180 é para que a mulher saiba quais são os serviços disponíveis na região onde ela mora e saiba onde buscar ajuda. Se você conhece algum serviço do seu município e não o localizou no painel, nos avise para que ele possa ser acrescentado. O painel estará em constante atualização”, convocou a ministra Cida Gonçalves.
O painel está organizado em três seções:
- Sobre o painel, com instruções de navegação;
- Serviços da Rede, com o sistema de busca dos serviços especializados de atendimento a mulheres em situação de violência por região, estado e cidade. Na aba são fornecidos localização e contato de cada unidade;
- Análise da Rede, detalhando os tipos de serviço oferecidos em cada local do país, com informações (gráficos e mapas) com a quantidade de todos os serviços disponíveis por estado e tipos de serviços cadastrados na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.
“O Painel serve tanto para consulta da população como também para subsidiar gestores e gestoras locais na hora de pensar em novas ações”, explicou a secretária Denise Dau, após fazer um balanço das conquistas das mulheres no atual governo, como a criação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e o aumento no número de Casas da Mulher Brasileira e de Centros de Referência para atendimento às mulheres.
Clique aqui para conhecer o Painel Ligue 180
Por: Ministério das Mulheres (MMulheres)
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte