Ministro convida países da ONU a participar da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Mecanismo proposto pelo Brasil na presidência do G20 visa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, convidou representantes dos países-membros da Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas para unir esforços na construção pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O incentivo foi feito por vídeo, nesta terça-feira (06/02), durante a 62ª Sessão da Comissão, que ocorre em Nova Iorque até 14 de fevereiro.
“Não queremos criar um novo foro internacional para debater o que precisa ser feito”, afirmou o ministro. “A aliança será um mecanismo prático para angariar recursos financeiros e conhecimento onde são mais abundantes e canalizá-los para onde são mais necessários, apoiando a implementação e ampliação da escala de ações, políticas e programas no nível nacional. Não será possível fazer isso sem o apoio das Nações Unidas”, completou.
A ideia de formar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, aberta a todo país e organização que queira participar, é uma iniciativa do presidente Lula, que começou a ser trabalhada quando o Brasil assumiu a chefia do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta. “Se alcançarmos o objetivo, a Aliança não será a única, mas a principal contribuição da presidência brasileira do G20 para o combate à fome, pobreza e desigualdade”, disse.
O ministro pontuou ainda que, para o Brasil, o “processo do G20 precisa fortalecer as Nações Unidas e o multilateralismo”. O intuito, segundo ele, é evitar a duplicação de esforços e posicionar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como um mecanismo que dará o impulso político necessário para mobilizar os fundos e mecanismos existentes em torno de dois princípios: o foco nos mais pobres e vulneráveis e a implementação consistente de políticas nacionais.
Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas
Nesta terça-feira, a Comissão reuniu ministros e altos funcionários dos Estados-Membros para abordar a coerência das políticas públicas ligadas ao desenvolvimento social. Os painelistas fizeram apresentações em torno de atividades recentes, lições aprendidas e recomendações de políticas, sobre tópicos que vão desde a integração de questões sociais em panoramas mais amplos de desenvolvimento até o aumento do impacto da formulação de políticas e da coordenação para acelerar a implementação da Agenda 2030.
A Comissão de Desenvolvimento Social convocou sua 62ª Sessão sob o tema prioritário: "Promover o desenvolvimento social e a justiça social por meio de políticas sociais para acelerar o progresso na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e alcançar o objetivo geral de erradicação da pobreza".
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte