Segurança pública

MJSP e OEA iniciam capacitação de facilitadores com base no Currículo Universal de Prevenção

Ideia é ampliar a oferta de formações na área de prevenção no Brasil, alcançando municípios de todo o país

19/02/2024 19:45
MJSP e OEA iniciam capacitação de facilitadores com base no Currículo Universal de Prevenção
Foto: Divulgação

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com a Secretaria Executiva da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas da Organização dos Estados Americanos (Cicad/OEA), promoveu no último final de semana a abertura de dois cursos voltados à formação de multiplicadores, que atuarão na prevenção do uso de substâncias psicoativas no estado do Rio de Janeiro.

Os cursos têm como temas a “Introdução ao Currículo Universal de Prevenção” e “Intervenções e Políticas de Prevenção Baseadas na Escola” e integram a capacitação para facilitadores do Currículo Universal de Prevenção (UPC na sigla em inglês). Com início neste sábado (17) e finalização no próximo domingo (25), a atividade recebe financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Na cerimônia de abertura, a secretária da Senad, Marta Machado, ressaltou a importância dos cursos. “Estamos muito felizes em dar o pontapé inicial a uma série de ações de prevenção organizadas pela Senad/MJSP. Deste curso já saem formadores que irão trabalhar em municípios do estado do Rio de Janeiro em que vamos atuar. Nesse sentido, a parceria com a Cicad/OEA é muito importante para nós, especialmente neste ano em que assumimos a Presidência do Grupo de Especialistas em Redução da Demanda da OEA”, destacou Marta Machado.

A iniciativa representa um passo significativo na promoção de abordagens eficazes e baseadas em evidências na prevenção do uso de substâncias psicoativas. “A parceria Senad e OEA continuará a impulsionar a implementação desses cursos independentes, contribuindo para a construção de comunidades mais informadas e preparadas para enfrentar os desafios relacionados ao uso de substâncias”, conclui Marta Machado.

As atividades são compostas por nove módulos e oito seções, abordando tópicos como “Políticas e intervenções de prevenção baseadas em evidências: Normas Internacionais sobre a Prevenção do uso de Drogas do UNODC”; “O ciclo de implementação: habilidades e competências para profissionais de prevenção”; “O papel das escolas na prevenção do uso de substâncias psicoativas”; e “Desenvolvimento de políticas de prevenção do uso de substâncias psicoativas nas escolas”.

Currículo UPC

O Currículo UPC (Universal Prevention Curriculum) foi concebido para capacitar profissionais de prevenção, fornecendo conhecimentos essenciais em prevenção baseada em evidências (PBE) e estratégias eficazes. A série de treinamentos, composta por um curso denominado Core e diversas especializações, visa dotar os implementadores de habilidades relacionadas a conteúdo, estrutura, entrega eficaz, e monitoramento de intervenções e políticas.

Além desta formação de facilitadores, como parte das atividades programadas está prevista a formação de professores no curso Core no Rio de Janeiro em abril de 2024. Posteriormente, em agosto de 2024, está agendada a formação de professores no curso de especialização escolar, também no Rio.

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

 

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/mjsp-e-oea-iniciam-capacitacao-de-facilitadores-com-base-no-curriculo-universal-de-prevencao
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte