MJSP prorroga atuação da Força Nacional em Foz do Iguaçu por mais 180 dias
O efetivo fica na região até 17 de agosto para o enfrentamento ao crime na fronteira e preservação da ordem pública
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou, por meio da Portaria Nº 606 , a prorrogação do uso da Força Nacional em Foz do Iguaçu (PR), pelo período de 180 dias. O efetivo atua em apoio à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp) e ao Centro Integrado de Operações de Fronteira.
A atuação dos agentes ocorre em ações planejadas de Polícia Judiciária e de Polícia Técnico-Científica no enfrentamento aos crimes na região de fronteira e para a preservação da ordem pública, no âmbito da Operação Hórus, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A Força Nacional também atende solicitações de agências de inteligência estaduais, federais e internacionais, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, por meio de análises de dados e informações e relatórios de inteligência.
As atividades na região estão em vigor desde abril de 2021 e contam com 22 policiais mobilizados. Com a prorrogação, o efetivo permanece em Foz do Iguaçu até o dia 17 de agosto.
Outras ações da Força Nacional no Paraná
A pedido do Governo do Estado do Paraná, a Força Nacional também atua no enfrentamento ao crime, com policiamento ostensivo e judiciário, nas cidades da tríplice fronteira. As ações acontecem de acordo com a Portaria MJSP nº 554/2023 e a previsão é que sejam concluídas no dia 6 de março.
Além disso, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o programa de cooperação reforça a segurança no território indígena Tekoha Guasu Guavira, no município de Guaíra. De acordo com a Portaria MJSP nº 592/2024, o emprego da Força Nacional no local tem previsão de encerramento no dia 17 de abril de 2024.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte