Governo Federal articula parceria para Programa de Redução de Pobreza e Qualificação Profissional
Ministérios contarão com a Rede SINE para captar os públicos do CAdÚnico, da Economia Solidária, além de trabalhadores que entram e saem do mercado de trabalho frequentemente
Na segunda-feira (19), o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome se reuniram para debater ações de parceria que contemplem a missão do Governo Federal de reduzir a pobreza e proporcionar qualificação profissional, principalmente para o público do CadÚnico.
Entre as propostas, está a criação de um programa de qualificação profissional com o suporte da Rede SINE, para intermediar a mão de obra e captar o público do Bolsa família, da Economia Solidária, além de trabalhadores que entram e saem do mercado de trabalho frequentemente.
Também foram discutidas políticas relacionadas ao Microcrédito Orientado para guiar o cidadão sobre empreendedorismo individual e coletivo, e ajudar no complemento de renda familiar.
Como encaminhamentos da reunião, foram indicados pontos focais da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda (MTE), da Secretaria de Proteção ao Trabalhador (MTE) e da Secretaria de Inclusão Socioeconômica (MDS). O grupo realizará reuniões estratégicas e elaborará uma minuta de Acordo de Cooperação Técnica formatando as ações da parceria, com previsão para ser apresentada ainda em março deste ano.
CadÚnico - É o cadastro que as famílias de baixa renda podem fazer para ter acesso a programas sociais, como: o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o desconto na conta de luz, a carteira do idoso, o BPC (LOAS) e muitos outros que podem ajudar as famílias. Para o Governo, família de baixa renda é aquela que vive com até meio salário mínimo por pessoa, isso dá R$ 660,00 por mês para cada pessoa da família.
Mais informações sobre o CadÚnico aqui .
Por: Ministério do Trabalho e Emprego
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte