Governo firma parceria de capacitação para impulsionar exportação do pescado brasileiro
Projeto Brazilian Seafood visa ao fortalecimento da cadeia produtiva pesqueira para o fomento de abertura do mercado internacional
Na última terça-feira (20/02), o ministro da Pesca e Aquicultura, André Carlos Alves de Paula Filho, em parceria com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Eduardo Lobo, assinaram o projeto setorial Brazilian Seafood. O convênio tem como objetivo fomentar as exportações do pescado brasileiro.
O plano de ação do Brazilian Seafood estrutura o desenvolvimento das empresas e marcas do produto nacional, com foco na sustentabilidade e responsabilidade social em toda a cadeia produtiva pesqueira, capacitando as empresas e inserindo sua participação em feiras internacionais de pescado. O primeiro Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) de pescado, que será oferecido pela Apex, fornecerá as informações a ajuda necessária às empresas para se tornarem aptas à exportação, sendo convidadas, também, a participarem do Projeto Comprador, que escolherá os parceiros em potencial para virem ao Brasil, conhecer e negociar com os empresários.
A atuação do projeto se dará em toda a cadeia produtiva, desde os pescadores artesanais até a indústria e o mercado consumidor, conscientizando sobre a importância da responsabilidade socioambiental. O Brazilian Seafood tem como objetivo alavancar a participação das empresas brasileiras de pescado nas feiras internacionais, com grande prospecção de imagem e divulgação da qualidade de nosso produto , para impulsionar a abertura do mercado europeu.
O desenvolvimento dessa parceria pretende trazer visibilidade à competência produtiva das indústrias nacionais, com foco na sustentabilidade e no meio ambiente. O Ministro André de Paula se mostrou otimista em relação ao projeto:
“ A assinatura dessa parceria, para um projeto que irá colaborar no desenvolvimento do potencial pesqueiro do nosso país e para o rigor da questão sanitária do pescado, visa o fomento do consumo interno e a abertura do mercado exportador para nosso produto. Essa abertura é prioridade deste Ministério, pois está diretamente ligada à garantia da segurança alimentar e ao programa de combate à fome, pilares do nosso Governo que, em convergência com a iniciativa privada, dá o exemplo de parceria para que o Brasil, sua pesca e aquicultura avancem ”.
Em janeiro, o MPA já havia assinado com a Apex o acordo de cooperação para a internacionalização do setor pesqueiro aquícola. O acordo tem como foco principal a promoção de ações que impulsionarão os negócios internacionais .
Por: Ministério da Pesca e Aquicultura
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte